top of page
Sobre os Vikings de Óbidos

Há muitos, muitos séculos atrás, em plena idade média, um drakar repleto de nórdicos entrou na lagoa de Óbidos e atracou na Galeota. Queriam pilhar tudo o que encontrassem mas sabiam que as muralhas de Óbidos estavam bem guardadas. Correram pelo meio do pinhal até encontrarem uma pequena aldeia, O BAIRRO SENHORA DA LUZ. Cheios de fome e de sede queriam tomar de assalto as casas indefesas, roubar a comida e divertir-se um pouco com as mulheres daquele lugar. Estávamos no ano 876 DC.

 

Ao contrário do que esperavam, "resistência", encontraram um povo que os acolheu, lhes deu comida e bebida e que os integrou nas festividades da aldeia. Nunca tinham visto um povo tão divertido e hospitaleiro. Esconderam-nos das tropas de Óbidos na condição de não pilharem mais a costa portuguesa.

 

Deixaram estas terras oito dias depois da sua chegada. Partiram sem roubar, destruir ou violar. Partiram com uma imagem maravilhosa dos portugueses, em geral, e das gentes de Óbidos em particular.

 

Diz-se que deixaram algumas sementes... provavelmente os olhos azuis, a pele branca e os cabelos claros de alguns obidenses atestem uma história que tem séculos de existência.

 

E foi assim que, no século IX, o Bairro defendeu Portugal de violentos e bárbaros ataques de Vikings Tenebrosos e sedentos de terror.

bottom of page