top of page

Época 2021/22

______________________________________________________________

Depois do trágico período da pandemia devido à Covid 19 os Veteranos do Bairro entram em força na próxima época. Perderam-se viagens de sonho, ganhou-se um espírito resiliente, ainda mais combativo e com a energia certa para enfrentar os desafios que se avizinham.

Nesta época renasceremos das cinzas como uma fénix ávida de novos voos. Grandes momentos nos esperam, dentro e fora de campo, nos relvados e pelados de Portugal, na viagem aos Açores (Ilha Terceira) ou no torneio 2022 com a presença já confirmada dos veteranos do Sporting Clube de Portugal.

______________________________________________________________

11.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO PERDEM EM EIXO

Estádio do Eixense - Aveiro

26 de março de 2022

Veteranos do Eixense – 3 

Veteranos do Bairro – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira, Ilidio Rei, Elson Pereira, João Paulo Gama, Toñito, Rui Andrade, Vasco Carlos, David Adrião, João Assunção, João Almeida, Nuno Domingos, Nuno Gaio, Vitor Santana, Marco Palatino

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Vasco Carlos (João Almeida); 0-2 Marco Palatino (Vasco Carlos).

Depois de um jogo na primeira volta com alguns problemas, eis que chega o segundo encontro envolto numa expetativa em relação ao adversário. Contrariamente ao que aconteceu no primeiro jogo o ambiente foi agradável e de uma cumplicidade que não esperávamos desde que chegámos até nos despedirmos de Aveiro.

O jogo foi tranquilo, equilibrado mas sempre com ascendente do Eixense. Os Veteranos do Bairro visivelmente desfalcados pelas inúmeras lesões que assolam o plantel, conseguiu defender bem e atacar sempre com segurança.

Contrariedade logo nos primeiros minutos com Adrião a sair lesionado.

Começámos a ganhar com um golo de Vasco Carlos que acreditou no erro do adversário e depois de alguma confusão e de um passe de João Almeida, furou entre o guarda redes e os defesas e tocou para o golo inaugural. 

O Eixense deu a volta ao marcador, mas a equipa obidense ainda conseguiu empatar. Palatino, que esteve em campo pouco mais do que dois minutos, entrou para faturar a passe de Vasco, antes de sair com problemas físicos. 

Destaque para Francis que fez defesas incríveis e para a defesa que soube sofrer e aguentar a pressão. 

Terceira parte excelente. 

______________________________________________________________

10.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO VÃO AOS BOCAS SECAS 

Estádio Paços Negros - Almeirim

12 de março de 2022

Veteranos Bocas Secas – 0 

Veteranos do Bairro – 1 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Elson Pereira, Ilídio Rei, Emanuel Beijinha, Osvaldo Santos, César Ferreira, Nuno Gaio, João Almeida, Vasco Carlos, João Assunção, João Paulo Gama, Toñito, Nuno Domingos, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Carlos Ferreira (ressalto).

 

Este foi o jogo mais bem regado da história dos Veteranos do Bairro. Dia cinzento e de enorme intempérie: Choveu durante todo o encontro e a bola teimava em travar nas poças de água, tal era a intensidade da chuva.

Há quem diga que choveu mais naqueles 80 minutos do que durante o ano de 2022.

Do jogo, registo para um remate frouxo de Carlos Ferreira e para o frango do guarda redes dos Bocas Secas. Uma história bem húmida por terras de Santarém, como já é habitual.

Terceira parte irrepreensível com aquela que é uma das melhores equipas de veteranos com quem o Bairro se cruza. 

______________________________________________________________

6.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO GOLEIAM CASTANHEIROS

Estádio Vale da Pinta - Cartaxo

19 de fevereiro de 2022

Veteranos do Cartaxo – 0 

Veteranos do Bairro – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Emanuel Beijinha, João Almeida, Elson Pereira, Ilidio Rei, Bruno Mateus, Nuno Gaio, Osvaldo Santos, Daniel Silva, César Ferreira, Stijn Mahieu, Vitor Santana, Moisés Ferro, Miguel Oliveira, Marco Palatino, Carlos Ferreira..

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 João Almeida (ressalto); 0-2 Emanuel Beijinha (ressalto).

Mais um encontro espetacular com os homens do Cartaxo. Uma grande equipa e um enorme grupo de amigos. Desta vez ganhou o Bairro mas o resultado do próximo jogo é sempre imprevisível. Neste jogo a sorte sorriu aos obidenses. 

Os Veteranos do Bairro controlaram o jogo do inicio ao fim da partida. Marcaram na primeira parte e foram gerindo cinicamente a vantagem. Na segunda parte fizeram precisamente o mesmo, marcaram o segundo e foram gerindo com tranquilidade.

O Cartaxo esteve sempre a correr atrás do resultado. Depois de marcar o primeiro, por intermédio de João Almeida, os obidenses entregaram o jogo ao adversário que teve a posse, mas sem conseguir marcar qualquer golo. Tentaram de fora da área, pelo meio, pelas alas, mas Francis, o guarda-redes do Bairro, esteve irrepreensível.

Na segunda parte os Veteranos do Bairro fizeram o segundo por intermédio de Emanuel Beijinha e mataram todas as aspirações dos homens da casa.

O que restou do jogo bastou gerir com segurança e sem grandes sobressaltos.

Um agradecimento especial aos árbitros porque nem se deu por eles!

Desejar as melhoras ao Palatino e ao Elson que se lesionaram.

E agora que venha o Sporting, Benfica e Porto ;) 

Uma excelente receção dos Veteranos do Cartaxo, no local de sempre, com um grupo de amigos verdadeiros e com quem queremos continuar a jogar durante muitos anos.

______________________________________________________________

5.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO GOLEIAM CASTANHEIROS

Estádio Municipal de Óbidos

20 de novembro de 2021

Veteranos Castanheiros – 3 

Veteranos do Bairro – 11 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Daniel Silva, Ilídio Rei, David Adrião, Osvaldo Santos, Emanuel Beijinha, Vasco Carlos, Carlos Ferreira, Moisés Ferro, César Ferreira, Marco Palatino, João Paulo, João Veiga, Toñito e Miguel Oliveira.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Ilídio (Vasco); 1-1; 1-2 Moisés (João Paulo); 1-3 Palatino (João Paulo); 1-4 Palatino (Beijinha); 2-4; 2-5 Mamas (Beijinha); 3-5; 3-6 Moisés (César); 3-7 Palatino (Miguel); 3-8 Palatino (César); 3-9 César (Palatino); 3-10 Beijinha (Veiga); 3-11 Palatino (César).

Chuva de golos em Loures com a equipa de Óbidos a mostrar que, mesmo limitada e com muitas ausências, consegue ser acutilante e marcar golos de todas as maneiras e feitios.

Os Veteranos dos Castanheiros estiveram sempre aquém das expectativas mostrando debilidades defensivas gritantes e desacerto no ataque. Mesmo assim conseguiram fazer três golos dos quais, um em lance de contra-ataque, um numa oferta do guarda-redes dos Veteranos do Bairro e outro resultante de um pontapé espetacular do miúdo da equipa.

Do lado dos Veteranos do Bairro, destaque para o recital de golos do Palatino (5).

Destaque para o David Adrião a central e a mostrar que a altura pouco conta quando o rigor técnico e tático é soberbo. Moisés a bisar, César e Vasco todo o terreno, Beijinha como uma gazela, Ilídio a marcar e João Paulo a assistir... tudo coisas raras!

Um agradecimento especial aos árbitros (não houve) e também ao Toñito e João Veiga. Foram enormes!

Uma excelente receção dos Veteranos dos Castanheiros com a sopa da pedra a ser a rainha da mesa (menos para os que acharam que havia segundo).

______________________________________________________________

4.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO BATIDOS PELO CPR POCARIÇA

Estádio Municipal de Óbidos

06 de novembro de 2021

Veteranos do Bairro – 0 

CDR Pocariça – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Emanuel Beijinha, Elson Pereira, Nuno Gaio, Bruno Mateus, Marco Conchinha, João Assunção, Stijn Mahieu, Carlos Ferreira, Moisés Ferro, João Almeida, Vitor Santana, Vasco Carlos, Marco Palatino, Ilídio Rei, Osvaldo Santos, César Ferreira, Miguel Oliveira.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: Nada a registar.

Um jogo fraco e sem grande história para os Veteranos do Bairro. Uma partida bem conseguida pelos homens da Pocariça e um desacerto quase total da equipa obidense.

Para a história fica o resultado penalizador para os Veteranos do Bairro e a lição para os próximos jogos.

A terceira parte, como sempre, foi a melhor. O Bairro Senhora da Luz é um lugar privilegiado para o convívio. Boa companhia, boa comida e muita pinga.

 ______________________________________________________________

3.º JOGO: VETERANOS JOGAM NA ERICEIRA

Estádio da Ericeira

23 de outubro de 2021

Veteranos do Bairro – 3 

Veteranos Ericeirense – 3 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Ricardo Mateus, Marco Conchinha, Bruno Mateus, Daniel Silva, Osvaldo Santos, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, João Assunção, Vasco Carlos, Vítor Santana, César Ferreira, João Paulo Gama, Carlos Ferreira, Marco Palatino.

Equipa técnica: Marco Palatino.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 César Ferreira (Vasco); 2-2 Marco Conchinha (Vasco); 3-3 Ricardo Mateus (Marco).

______________________________________________________________

6.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO EMPATAM COM O INTER ALMANCIL

Estádio Municipal de Óbidos

04 de dezembro de 2021

Veteranos do Bairro – 2  

Inter Almancil – 2  

Ficha Técnica: Francis Laflere, Ricardo Mateus, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Ilídio Rei, Marco Conchinha, Bruno Mateus, Vítor Santana, Vasco Carlos, Moisés Ferro, João Almeida, César Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Moisés (Palatino); 2-1 Beijinha (Ricardo).

Grande jogo em Óbidos com o Inter de Almancil. Grande equipa de futebol e que grupo incrível encontrámos.

A primeira vez que tivemos integrada num plantel uma galinha! Sim, uma galinha! A Milú, galinha do guarda-redes dos algarvios. Era a conselheira espiritual, de certeza. Participou em todos os momentos do encontro e até jantou à mesa com a equipa!

Aquele que foi o encontro marcado pela partida do nosso saudoso Vítor começou com um minuto de silêncio e as equipas em roda alinhadas ao centro do terreno. Um momento muito sentido, bonito e de homenagem ao homem que partiu, ao amigo que perdemos, ao nosso Vítor Palatino.

Do jogo, destaque para o equilíbrio entre duas boas equipas. Futebol bonito, atraente e de espetáculo em muitos dos seus momentos. O primeiro golo foi apontado por Moisés, depois de uma jogada a alta velocidade pelo corredor esquerdo a culminar num passe certeiro de Palatino para o coração da área. Moisés apenas teve de encostar para o primeiro.

No início da segunda parte o Inter repôs a igualdade e voltou ao jogo. O resultado estava completamente em aberto. A equipa obidense começava a ressentir-se de tantas ausências e das lesões que assolam o plantel. Não havendo mais disponíveis Ricardo teve que entrar para a frente e é dele que nasce o passe para o momento do jogo. Emanuel Beijinha faz de Maradona num slalom impressionante, a passar por tudo e por todos, deitou o guarda-redes e picou a bola para um tento simplesmente brilhante. Estava feito o 2-1.

Quase a terminar o jogo o Inter de Almancil marcou o golo da igualdade e, de algum modo, deu justiça ao resultado num jogo marcado pelo equilíbrio entre duas equipas que praticam um futebol perfumado, a fazer inveja a muitas equipas profissionais.

Mais uma terceira parte de luxo, num ambiente sereno e de muita amizade. Que grupo extraordinário encontrámos. Estamos ansiosos pelo reencontro. Muita e boa comida, com a tradicional caldeirada de perú do chefe Zé Luís Cascão, muita bebida e a certeza que em breve nos encontraremos de novo. Bem-haja ao Inter!

______________________________________________________________

2.º JOGO: CHUVA DE GOLOS NO BAIRRO vs CD BOCAS SECAS (ALMEIRIM)

Estádio Municipal de Óbidos

09 de outubro de 2021

Veteranos do Bairro – 11 

Veteranos CD Bocas Secas – 2 

 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, João Assunção, Marco Palatino, Miguel Oliveira, Vasco Carlos, Osvaldo Santos, Carlos Ferreira, Moisés Ferro, Ilídio Rei, Vítor Santana, César Ferreira, Marco Conchinha, João Almeida e Sérgio.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Vasco (Moisés); 2-0 Carlos (Marco); 3-0 Carlos (Marco); 4-1 João (ressalto); INTERVALO; 5-1 João (Vasco); 6-1 João (Moisés); 7-1 João (Carlos); 8-2 Vasco (Moisés); 9-2 João (César); 10-2 César (Marco); 11-2 Marco (César).

No passado sábado, 09 de outubro, os Veteranos do Bairro receberam os Veteranos Bocas Secas (Almeirim) no Estádio Municipal de Óbidos. Jogo espetacular, com uma equipa espetacular e com um resultado espetacular nas três partes do encontro. 

Os Veteranos do Bairro iniciaram a partida com um jogo muito esticado, a insistir na profundidade e com inúmeras perdidas. Miguel Oliveira, goleador do último encontro com um poker, acabou por se lesionar aos 10 minutos de jogo ficando assim impedido de concretizar nova proeza.

Mas como só faz falta quem está... o jogo ganhou novos protagonistas com João Almeida e evidenciar-se com 5 golos marcados. Carlos e Vasco marcaram dois cada um e César e Palatino fecharam a contagem com um golo cada. Nas assistências, destaque para Moisés e Palatino com 3 cada um. César assistiu duas vezes, Carlos e Vasco uma.

Houve golos para todos os gostos que nem vale a pena descrever. Ficou tudo registado. Grande destaque para a atitude dos homens das duas equipas que tudo fizeram para que o jogo fosse justo, leal e prazeroso para todos.

Um outro indicador de fair play foi o facto de os guarda-redes das duas equipas terem trocado de posições. Ricardo passou a segunda parte a defender a baliza dos Bocas Secas daí a razão maior para o elevado número de golos. Papou apenas 7!

A terceira parte foi mais uma vez animada, sem grandes alegrias por vivermos tempos estranhos, mas com enorme amizade, num convívio sempre agradável no salão do Sport Clube do Bairro. A malta de Almeirim ainda teve a oportunidade de aprender com o Ilídio a fazer sopa da pedra como deve ser. A paelha estava irrepreensível! Uma noite calma depois de um jogo com chuva de golos.

______________________________________________________________

 

1.º JOGO: VETERANOS VENCEM EIXENSE (AVEIRO) NUM JOGO ESTRANHO E QUEZILENTO E COM REVIRAVOLTAS SUCESSIVAS 

Estádio Municipal de Óbidos

25 de setembro de 2021

Veteranos do Bairro 3 

Veteranos Eixense – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Ricardo Mateus, João Assunção, Marco Palatino, Miguel Oliveira, Nuno Gaio, Stijn Mahieu, David Adrião, Vasco Carlos, Daniel Silva, Samuel Adrião, Osvaldo Santos, Emanuel Beijinha, Carlos Ferreira, Rui Ferreira, Moisés Ferro, Luís Cláudio, Bruno Mateus, Ilídio Rei, Vítor Santana, César Ferreira.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Emanuel Beijinha (César); 2-2 Marco Palatino (David); 3-2 Marco Palatino (Penalty).

No passado sábado, 25 de setembro, os Veteranos do Bairro receberam os Veteranos do Eixo (Aveiro) no Estádio Municipal de Óbidos. Jogo pouco amigável para aquele que seria o tão aguardado recomeço pós-pandemia.

O jogo começou bem para os homens da casa, que marcaram logo nos primeiros minutos. Cesar Ferreira percorreu o flanco esquerdo a grande velocidade, para dar seguimento a um passe milimétrico a rasgar a equipa do Eixense, centrou com precisão para a área onde surgiu Emanuel Beijinha a encostar para o primeiro.  

Com o decorrer da primeira parte e com a partida a ser jogada essencialmente no meio campo da equipa de Aveiro, começaram a surgir as primeiras entradas duras. Percebia-se que a falta de frescura física, fruto de uma longa paragem, provocava sucessivas entradas fora de tempo.

Os Veteranos do Bairro começaram a recear a disputa de bola, evitando sempre o contacto físico (o choque), e acabaram por sofrer dois golos aparentemente muito consentidos e... cambalhota no marcador.

Na segunda parte apareceu oportunamente Marco Palatino a bisar. O primeiro, num passe teleguiado de David Adrião, a sobrevoar o meio campo adversário, e Palatino cirurgicamente a meter a bola no fundo das redes. O segundo (terceiro da equipa) na marcação de uma grande penalidade "sem espinhas", depois de se ter antecipado ao defesa, na reposição de bola do guarda-redes, e a "cavar" aquele que seria o trunfo para a vitória.

O jogo terminou com pouco fairplay e com as duas equipas a travarem-se de razões pelos lances duros que foram acontecendo ao longo de todo o jogo, no entanto no caminho dos balneários os ânimos foram arrefecendo com o espumante da Bairrada que a equipa visitante fez questão de oferecer.

A terceira parte foi no salão do Sport Clube do Bairro, com um javali no espeto, caçado e assado pelo amigo Carlos Ferreira (Mamas) coadjuvado pelo veteraníssimo Gabriel. Boa comida, boa pinga, com os homens do Eixense a emendar a mão e a demonstrar que na terceira parte são bem melhores. E como o resultado é o que menos conta, o convívio no Bairro Senhora da Luz voltou ao normal! Finalmente!

bottom of page