top of page

ÉPOCA 2017/18

 

______________________________________________________________

 

20.º e 21.º JOGOs (09 de junho de 2018):

BAIRRO DISPUTOU I TORNEIO DE VETERANOS "AO TON DELA"

Antigos Alunos Univer. Aveiro vs Veteranos do Bairro: 2-1

Clube Desportivo de Tondela vs Veteranos do Bairro: 3-2

Ficha Técnica:  Ricardo Mateus,Ilídio Rei, Luís Cláudio, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, João Assunção, David Adrião, César Ferreira, Daniel Silva, Vítor Santana, Moisés Ferro, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira e Paulo Mota.

Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências: PRIMEIRO JOGO: 1-0 César Ferreira (ressalto); SEGUNDO JOGO: 1-0 Marco Palatino (César Ferreira); 2-0 Marco Palatino (César Ferreira)

______________________________________________________________

19.º JOGO (26 de maio de 2018):

VETERANOS DO BAIRRO VOLTAM ÁS VITÓRIAS DEPOIS DE 2 DESAIRES

 Veteranos do Bairro – 7     

 Veteranos Elvenses – 3 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, João Almeida, Bruno Mateus, Ilídio Rei, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, João Assunção, David Adrião, Osvaldo Santos, César Ferreira, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 1-0 Moisés (Palatino); 2-1 Palatino (César); 3-2 Miguel/Adrião (Carlos); 4-3 Palatino (Elson); 5-3 Miguel (Palatino); 6-3 Stijn (Palatino); 7-3 Stijn (Carlos). 

Jogo grande no Municipal de Óbidos no dia 26 de maio de 2018. Os Veteranos do Bairro voltaram às vitórias depois de dois desaires seguidos.

A equipa obidense entrou a ganhar e a mostrar que quem "manda" em casa são os Veteranos do Bairro marcando o primeiro golo na primeira jogada do jogo. Moisés materializou uma jogada de entendimento entre Beijinha e César, no corredor esquerdo. Este último centra para a área, Palatino amortece e Moisés remata cruzado para o fundo das redes.

O Bairro parecia embalar para uma partida fácil, no entanto os Elvenses complicaram a tarefa e equilibraram a partida com dois golos na primeira parte. Pelo meio Palatino ainda fez o gosto ao pé após cruzamento de César. A partida chegaria ao intervalo com um 2-2 algo amargo para os da casa.

Na segunda parte o filme do jogo foi bem diferente, a partida endureceu mas com a reorganização tática operada ao intervalo os Veteranos do Bairro conseguiram marcar mais cinco golos demonstrando toda a sua superioridade.

Miguel a meias com Adrião desempataram o jogo. Carlos cruzou milimetricamente para o primeiro poste, Miguel cabeceia e Adrião entra literalmente pela baliza dentro com a bola encostada ao corpo. Palatino bisou na partida depois de uma bola bombeada por Elson. Um mau alivio da defesa adversária e Palatino aproveitou para faturar.

O 4-3 resultou de uma jogada de instistência de Palatino dentro da pequena área dos elvenses.driblou a defesa e meteu a bola junto à linha com Miguel a encostar para o golo. 

Stijn apareceu no jogo e marcou dois de seguida, o sexto do Bairro em dribles sucessivos após ser servido por Palatino e o sétimo de cabeça após centro de Carlos.

A terceira parte foi novamente de excelência no salão do Sport Clube do Bairro. A goleada é um bom prenúncio para o Torneio de Tondela já daqui a 15 dias.

______________________________________________________________

18.º JOGO (12 de maio de 2018):

BAIRRO PERDE EM AVEIRO POR "FALTA DE PERNAS"

 Bom Sucesso – 3     

 Veteranos do Bairro – 1 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, Vasco Carlos, César Ferreira, João Assunção, Moisés Ferro, Vitor Santana, Rui Ferreira, Marco Palatino e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Marco Palatino e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 0-1 Moisés Ferro (Marco Palatino). 

Contra todas as expectativas eis que os Veteranos do Bairro somam a segunda derrota seguida neste ano de 2018. Depois dos 5-1 da primeira volta, contra o Bom Sucesso, em que a equipa obidense mostrou toda a sua classe e goleou... vem mais uma derrota.

Os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Aveiro no sábado, 12 de maio de 2018, para sofrer o segundo desaire do ano.

O jogo acabou por ter as mesmas características do último, com a equipa completamente desfalcada e a não ter pernas na segunda parte. Os Veteranos do Bairro até começaram a ganhar com um tento apontado por Moisés Ferro a passe de Palatino, no entanto a segunda parte viria a ser, mais uma vez, desastrosa.

Depois do descanso a equipa Aveirense mostrou todo o seu futebol e, perante as fragilidades da equipa de Óbidos, matou o jogo com três golos de rajada.

A terceira parte foi a melhor! O arrozinho de marisco, a chanfana de Aveiro e a amizade... bem regados com a tradicional loira.

______________________________________________________________

 

17.º JOGO (28 de abril de 2018):

VITÓRIA DE SETÚBAL QUEBRA INVENCIBILIDADE DO BAIRRO EM 2018

 Vitória de Setúbal – 8     

 Veteranos do Bairro – 2 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Emanuel Beijinha, Ilídio Rei, Elson Pereira, Bruno Mateus, João Almeida, David Adrião, Daniel Silva, Vítor Santana, Stijn Mahieu, Moisés Ferro, Marco Palatino e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Marco Palatino e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: Stijn Mahieu (Marco Palatino); Stijn Mahieu (Carlos Ferreira). 

Os Veteranos do Bairro viajaram até Setúbal no passado dia 28 de abril de 2018 para defrontar as velhas glórias do histórico clube da margem sul do Tejo.

Muito desfalcados devido às inúmeras lesões e castigos (conjugais), a equipa obidense apresentou-se em campo com apenas 13 jogadores. Para complicar a árdua tarefa de defrontar tão poderoso adversário eis que Adrião também se lesiona nos minutos iniciais do encontro.

Perante tais adversidades, os Veteranos do Bairro mostraram a sua garra e valentia com uma primeira parte irrepreensível. Marcaram apenas um golo mas mostraram que o resultado de 2-1, ao intervalo, era injusto perante tantas oportunidades desperdiçadas. 

A segunda parte foi um pesadelo... a equipa de Setúbal apresentou-se em campo completamente renovada e fresca enquanto a equipa de Óbidos entrou com o mesmo 11 da primeira parte. O cansaço era tal que os golos foram surgindo naturalmente, de todas as maneiras e feitios. Stijn Mahieu ainda reduziu por duas vezes naquela que é uma das mais pesadas derrotas da história dos Veteranos do Bairro.

Desengane-se quem pensar que o Bairro fraquejou. Teve apenas um dia mau, com muitas contrariedades e perante um dos mais poderosos adversários entre as equipas de veteranos em Portugal.

A terceira parte foi à moda de Setúbal, com choquinhos e vinho branco freso, música e muita animação. Um jogo para refletir e corrigir erros. Uma terceira parte para recordar e voltar a repetir!

______________________________________________________________

16.º JOGO (14 de abril de 2018):

BAIRRO MANTÉM A ONDA VITORIOSA COM KO À SERRANA

 Veteranos do Bairro – 3     

 Veteranos da Serrana – 1 

Ficha Técnica: Rodrigo, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, João Almeida, Nuno Gaio, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, César Ferreira, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel Oliveira, Marco Palatino e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 1-0 Elson Pereira (César Ferreira); 2-1 Moisés Ferro (Marco Palatino); 3-1 Stijn Mahieu (Marco Palatino). 

Os Veteranos do Bairro receberam no sábado, 14 de abril de 2018, a equipa da Serrana. Depois do encontro gélido no campo das Gaeiras, na primeira volta do nosso campeonato, eis que o tempo abre para mais uma tarde inesquecível de futebol!

A equipa do Bairro demonstrou mais uma vez o grande momento que vive nesta reta final da época. Com um ataque demolidor e com um meio campo a funcionar como um relógio a defesa sobe com acutilância e o guarda-redes quase não tem trabalho (mas quando tem revela concentração e enorme segurança entre os postes).

Depois de inúmeros e clamorosos falhanços, teve que ser o centralão Elson Pereira a adiantar os Veteranos do Bairro, na sequência de um canto traçado a régua e esquadro por César Ferreira, com um cabeceamento letal para o fundo das redes.

A Serrana ainda empatou com um golo de belo efeito mas a segunda parte veio revelar a força de uma equipa faminta de vitórias. Podiam ter sido 5 ou 6... mas foram apenas mais 2 os golos marcados! O primeiro por Moisés Ferro a voar entre os centrais e a fazer um golo de cabeça com passe teleguiado de Marco Palatino. O terceiro foi de Stijn Mahieu com mais um um centro milimétrico de Palatino.

Terceira parte recheada de iguarias, muitos petiscos e um arroz de costelas à moda da Beira Alta. Convívio, amizade e muita pinga!

______________________________________________________________

 

15.º JOGO (07 de abril de 2018):

BAIRRO GOLEIA CERVEJARIA MARTINS EM PENICHE

 Veteranos do Bairro – 6     

 Veteranos Cervejaria Martins – 0 

Ficha Técnica: Rodrigo, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, João Almeida, Nuno Gaio, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, César Ferreira, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel Oliveira, Marco Palatino e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 1-0 Stijn Mahieu (Nuno Gaio); 2-0 Rui Ferreira (Marco Palatino); 3-0 Luís Cláudio (Marco Palatino); 4-0 Marco Palatino (ressalto); 5-0 Carlos Ferreira (Stijn Mahieu); 6-0 Stijn Mahieu (ressalto).

Os Veteranos do Bairro jogaram no sábado, 7 de abril de 2018, em Peniche com a equipa de Veteranos da Cervejaria Martins, equipa que tinham defrontado apenas por uma ocasião e com a qual curiosamente perderam.

​Mais um dia de frio e chuva intensa em Óbidos, no entanto com sol e temperatura agradável em Peniche, com a brisa do mar e com o tradicional aperitivo da Cervejaria Martins... todos os ingredientes fundamentais para uma tarde de espetáculo e bom futebol! O Bairro surgia em campo com um guarda-redes emprestado, de seu nome Rodrigo, fruto da indisponibilidade dos seus dois goalkeepers.

Previa-se um jogo intenso e complicado, no entanto os Veteranos do Bairro rapidamente desligaram o complicómetro e, na linha do que têm vindo a fazer neste ano de 2018, voltaram a estar invencíveis, cavalgando para mais uma vitória esmagadora e inquestionável.  

Já são 7 jogos sem perder em 2018! Contam-se 6 vitórias e 1 empate, 27 golos marcados e apenas 5 sofridos! Simplesmente MONSTRUOSO!

​Passando ao jogo… cedo surgiu o primeiro golo por Stijn Mahieu que, oportuno como sempre, rematou para o fundo das redes na sequência de passe milimétrico de Nuno Gaio, num livre direto, apontado perto da linha de meio campo, a rasgar completamente a defesa adversária.

O segundo golo, servido por Palatino, foi apontado por Rui Ferreira que, numa subida vertiginosa pelo corredor direito, desferiu um portentoso remate e escaldou as mãos do “portero” opositor (mãos que não foram suficientemente astutas para segurar o esférico em brasa).

O resultado ganhava contornos de goleada com o terceiro golo a surgir com naturalidade por Luís Cláudio, o central goleador da equipa, e mais uma vez a ser assistido por Palatino, em mais um exercício de rigor e precisão. 

​Nuno Gaio, numa jogada à Messi, marcou mas não contou. Depois foi Palatino que (mortinho por meter a bola debaixo da camisola e polegar em riste apontado à boca) fez mais um golo mas também anulado, incompreensivelmente, por fora de jogo!

O querer e a vontade era tanta, para homenagear um feito épico (fruto de muito treino e trabalho de equipa), que Palatino, contra tudo e contra todos, lá marcou o golo com mais simbolismo e significado da sua já longa carreira.  

​O 5-0 foi apontado por Carlos Ferreira que demonstrou mais uma vez o seu faro para o golo, no lugar certo, à hora certa, cabeceou para o fundo das redes a passe do inevitável Stijn Mahieu. O belga viria a encerrar a contagem bisando e fazendo o 6-0 já na reta final do encontro.

​Uma tarde recheada de futebol espetáculo, com os golos a serem o mote para mais uma grande terceira parte no salão do Sport Clube do Bairro. Mais uma moeda, mais uma voltinha! Mais um jogo, mais um excelente convívio! Hasta la vista Reinaldes!

______________________________________________________________

14.º JOGO (03 de março de 2018):

BAIRRO EMPATA PELA PRIMEIRA VEZ COM "RIVAL" DE ADÃO LOBO

 Veteranos do Bairro – 1     

 Veteranos da Adão Lobo – 1 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Emanuel Beijinha, João Almeida, Nuno Gaio, Vasco Carlos, Daniel Silva, Vítor Santana, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, César Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira, Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel Oliveira e Marco Palatino. Vítor Palatino e Rui Hildeberto.

Marcadores e assistências: 1-0 Stijn Mahieu (ressalto).

Os Veteranos do Bairro no sábado, dia 3 de março de 2018, empataram pela primeira vez neste novo ano! 6 jogos, 5 vitórias e um empate.

Num jogo muito dividido, a equipa obidense viu ser-lhe anulado um golo logo nos minutos iniciais por fora de jogo muito duvidoso de Stijn Mahieu.

A equipa local não tirou o pé do acelerador e voltou a marcar novamente por intermédio de Stijn Mahieu que ganha na raça e atira a contar para o 1-0.

Na segunda parte a equipa de Adão Lobo subiu de rendimento e conseguiu empatar o jogo.

O empate traz algum amargo de boca pois os Veteranos do Bairro tiveram inúmeras oportunidades para desempatar embora a equipa visitante tenha dado uma excelente réplica.

Terceira parte... mais uma vez... 5 estrelas!

______________________________________________________________

13.º JOGO (17 de fevereiro de 2018):

BAIRRO VENCE PELA PRIMEIRA VEZ "RIVAL" DA BOAVISTA

 Veteranos do Bairro – 2     

 Veteranos da Boavista – 1 

Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Elson Pereira, Ilídio Rei, Bruno Mateus, Nuno Gaio, Vasco Carlos, Vítor Santana, Moisés Ferro, João Assunção, César Ferreira, David Adrião, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Miguel Oliveira e Marco Palatino. Vítor Palatino e Rui Hildeberto.

Marcadores e assistências: 1-0 Stijn Mahieu (Penalti); 2-1 Stijn Mahieu (Marco Palatino).

Começam a faltar adjetivos para caraterizar e qualificar a performance dos Veteranos do Bairro neste ano de 2018. Mais uma moeda, mais uma voltinha, mais um jogo... mais uma vitória para os homens do Bairro Senhora da Luz.

Depois de três épocas a perder e a empatar com a fortíssima equipa da Boavista, os Veteranos do Bairro provaram que, se se focarem e se praticarem o seu futebol, são capazes de derrotar qualquer equipa. Depois do 4-1 da primeira volta eis que chega a desforra, num jogo duro, quentinho mas, de certo modo, leal pela entrega e compromisso dos jogadores das duas equipas. Mais um jogo de elevadíssima qualidade, mais um espetáculo impressionante no Municipal de Óbidos.

O primeiro golo foi marcado por Stijn Mahieu na marcação de uma grande penalidade que o próprio sofrera. O jogo foi disputado com intensidade a meio campo e com os Veteranos da Boavista a tentarem por inúmeras vezes chegar ao empate. Tanto insistiram que conseguiram fazer o 1-1 que de algum modo premiava a persistência de uma equipa dura e aguerrida.

O jogo ofensivo mantinha-se... com os Veteranos do Bairro a falharem um par de ocasiões de golo e ficaram a ver o seu guarda-redes, Ricardo Mateus, brilhar em outras tantas ocasiões com grandes defesas a fazer lembrar o mítico e gigante Peter Schmeichel.

Na reta final do encontro os Veteranos do Bairro superaram-se, demonstrando toda a sua força e perseverança, e..., citando o grande Jorge Perestrelo, ripa na rapaqueca e eis que chega o 2-1. Marco Palatino cruzou a bola para a área adversária com Stijn a dominar de peito e a fazer um chapéu de enorme classe. Stijn Mahieu bisou e tornou-se inevitavelmente no homem do jogo. 

Excelente terceira parte no salão do Sport Clube do Bairro! Enorme demonstração de hospitalidade, belíssima gastronomia e muita animação...

______________________________________________________________

12.º JOGO (03 de fevereiro de 2018):

BAIRRO INVENCÍVEL EM 2018 BATE CARTAXO FORA

 Veteranos SL Cartaxo –  2      

 Veteranos do Bairro –  3   

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Nuno Gaio, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vasco Carlos, João Assunção, Moisés Ferro, Vítor Santana, Marco Palatino, Miguel Oliveira, Carlos Ferreira e César Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel Oliveira, Marco Palatino, Rui e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 0-1 Marco Palatino (César Ferreira); 0-2 Emanuel Beijinha (Moisés Ferro), 2-3 Daniel Silva (Miguel Oliveira).

Os Veteranos do Bairro voltaram a jogar no último fim-de-semana e voltaram a vencer, desta feita no Cartaxo. Em 2018 conta-se por vitórias o número de jogos desta magnifica equipa.

Mais uma tarde de futebol total contra uma equipa muito organizada e a jogar um futebol ligado e apelativo. No entanto a equipa obidense tem argumentos infindáveis e, com a perseverança que a carateriza, consegue alcançar os seus objetivos na maior parte das vezes.

A parte inaugural foi toda da equipa do Bairro embora o Cartaxo também tenha criado algumas situações de golo. Com o guarda-redes Ricardo Mateus inspirado e um quarteto defensivo implacável a equipa da casa teve sérias dificuldades para concretizar. Dois golos de belo efeito são o balanço da primeira parte, o primeiro a ser marcado pelo suspeito do costume, Marco Palatino, a passe do acutilante César Ferreira que fez um passe de longa distância, com a força, direção e intensidade perfeitas para uma finalização letal. O segundo a fazer lembrar os lances ofensivos do Barça, com Emanuel Beijinha na pele de Leonel Messi. Lance de futebol corrido pelo corredor direito, numa sucessiva triangulação entre Moisés e Beija, com este último a fazer sair o guarda-redes adversário e a picar-lhe a bola por cima.

Na segunda parte o filme foi completamente diferente, com o Cartaxo a entrar com tudo para alterar o resultado e a conseguir o merecido empate pela força e determinação que demonstrara.

A vitória poderia cair para qualquer um dos lados e na reta final, Daniel Silva desempatou o encontro, de cabeça e numa elevação brutal, na sequência de uma bola atirada ao ferro por Miguel Oliveira.

Terceira parte de alto nível proporcionada pela equipa do Cartaxo! Muita comida e bebida, muito diálogo e brincadeira, numa noite que acabaria por ser longa e proveitosa. Um bem-haja às gentes daquela bela localidade e arredores ;)

______________________________________________________________

11.º JOGO (27 de janeiro de 2018):

BAIRRO NA SENDA DAS VITÓRIAS GOLEIA CARVIDE FORA

 Veteranos de Carvide –  0      

 Veteranos do Bairro –  5 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Abel Alho, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Nuno Gaio, Emanuel Beijinha, João Almeida, Daniel Silva, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Vitor Santana, Rui Ferreira, Marco Palatino e Miguel Oliveira

Equipa técnica e de apoio: Miguel Oliveira, Marco Palatino, Rui e Vítor Palatino.

Marcadores e assistências: 0-1 Marco Palatino (Stijn Mahieu); 0-2 Moisés Ferro (Miguel Oliveira); 0-3 Marco Palatino (João Almeida); 0-4 Stijn Mahieu (livre direto); 0-5 Stijn Mahieu (Marco Palatino).

Mais um jogo, mais uma vitória! A equipa do Bairro Senhora da Luz - Óbidos foi ao Outeiro da Fonte vencer o Carvide por expressivos 5-0. 

Os Veteranos do Bairro iniciaram o ano de 2018 com três vitórias seguidas. Com 15 golos marcados e apenas 1 sofrido. Registo único em Portugal, na Europa e muito possivelmente no mundo!

Mais uma tarde/noite de futebol espectáculo com os Veteranos do Bairro a fazerem mais uma demonstração de que o futebol não é apenas para miúdos e que depois dos 35 a magia pode continuar.

Entrada de rompante do Bairro com um golo nos minutos iniciais a ser apontado por Marco Palatino a passe de Stijn Mahieu. Ainda na primeira parte Miguel Oliveira serviu Moisés Ferro para o segundo. Na segunda parte o resultado mudou mais três vezes, sempre para o mesmo lado. Palatino bisou a passe de João Almeida e Stijn fechou a contagem com dois golos de belo efeito, o 0-4 de livre direto e o 0-5 numa jogada de entrosamento com Marco Palatino.

Terceira parte de alto nível, com naco na pedra à moda de Carvide, num excelente ambiente e com uma grande amizade entre todos. 

Um grande bem-haja ao pessoal de Carvide!

______________________________________________________________

10.º JOGO (20 de janeiro de 2018):

BAIRRO RECEBE EM FESTA O EL ARENAL DE ÁVILA COM VITÓRIA AVASSALADORA

 Veteranos do Bairro –  7    

 Veteranos do El Arenal (Ávila) – 0 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Abel Alho, Daniel Silva, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Vasco Carlos, Moises Ferro, Osvaldo Santos, César Ferreira, João Assunção, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Miguel Oliveira e Marco Palatino. 

Marcadores e assistências: 1-0 Miguel Oliveira (César Ferreira), 2-0 Miguel Oliveira (César Ferreira), 3-0 Autogolo (César Ferreira), 4-0 Elson Pereira (Stijn Mahieu), 5-0 Stijn Mahieu (Marco Palatino), 6-0 Luís Cláudio (Stijn Mahieu) e 7-0 Marco Palatino (roubo de bola).

No dia 20 de janeiro de 2018 escreveu-se mais um belíssimo episódio da ainda curta, mas intensa e verdadeira, história dos Veteranos do Bairro.

Recuando alguns meses atrás, em pleno Mercado Medieval de Óbidos, encontraram-se dois grupos de pessoas muito distintas mas com intensões muito semelhantes, concretamente encontrar argumentos para relações culturais, sociais e desportivas. Entre muitas partilhas, copos, moelas e pernil no espeto encontrámos mais alguns pontos em comum, nomeadamente o futebol e a participação em eventos culturais. Foi então lançada a semente para uma relação entre espanhóis e portugueses, entre obidenses e avilenses, entre amigos que se comprometeram a marcar dois fins de semana em conjunto, um em Óbidos e outro nas montanhas da Serra de Gredos, a quase 1000 metros de altitude, na província de Ávila, região de Castilla y León.

O futebol foi então o principal argumento para o convívio que aconteceu no último fim de semana. De El Arenal vieram cerca de 60 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, familiares e apoiantes, para um jogo que contou com o apoio e presença da Sra. Vereadora Margarida Reis do Município de Óbidos. Esta presença honrou este encontro pois a equipa local sentiu que se começa a valorizar o desporto para os menos jovens, o investimento na saúde e bem-estar, o combate ao sedentarismo, a mobilização das comunidades locais e o investimento em novas relações nacionais e internacionais, tão proveitosas para a economia local.

Relativamente ao jogo, o menos importante deste encontro, mas com um significado especial para quem gosta do desporto rei e para quem acompanha a carreira dos Veteranos do Bairro, venceu a equipa local por expressivos 7-0.

A história do jogo começa com os dois golos madrugadores de Miguel Oliveira mas com grande mérito para César Ferreira a fazer as assistências depois de ultrapassar tudo e todos pelo corredor esquerdo. O 3-0 foi uma cópia dos dois lances anteriores, no entanto com a finalização a pertencer a um jogador do El Arenal (autogolo).

O poderio dos Veteranos do Bairro era tal que os golos iam surgindo naturalmente, prova disso são os golos de cabeça de dois dos centrais da equipa, o primeiro por Elson Pereira e o segundo por Luís Cláudio, ambos a passe de Stijn Mahieu. Pelo meio o médio belga ainda fez o gosto ao pé com assistência de Marco Palatino. Este último acabaria por fechar a contagem no marcador ao roubar a bola a um defesa espanhol e a atirar a contar para o 7-0 final.

Destaque ainda para Ricardo Mateus e Abel Alho que tiveram uma excelente prestação, enquanto espectadores, uma vez que a bola praticamente não chegou à baliza do Bairro! Mesmo sem ação estiveram concentradissímos ao longo do jogo ;)

A terceira parte foi, mais uma vez, uma grande festa no Bairro Senhora da Luz!

No salão do Sport Clube do Bairro sentaram-se à mesa cerca de 100 pessoas para jantar e conviver. Foi um encontro que irá perdurar na memória dos dois grupos pela dinâmica de todo o fim de semana, nomeadamente pela oportunidade que os avilenses tiveram para conhecer a vila e alguns locais do concelho de Óbidos, pela gastronomia, pela ginjinha, pelo futebol e pela enorme amizade que ficou espelhada nos diálogos, na partilha, na confraternização... nas relações estabelecidas.

O reencontro está marcado para setembro de 2018 no El Arenal e promete ser mais um excelente convívio! Haverá futebol e os obidenses terão também a oportunidade de, para além de conhecer as belíssimas montanhas e lagoas da Serra de Gredos, participar e desfrutar do Mercado Medieval de Ávila.

Um grande bem-haja às gentes do El Arenal! Ficaremos a aguardar pelo próximo episódio!

______________________________________________________________

9.º JOGO (06 de janeiro de 2018):

BAIRRO DERROTA SERRANA NAS GAEIRAS

 Veteranos do Bairro –  3       

 Veteranos da Serrana –  1 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Nuno Gaio, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vasco Carlos, Moisés Ferro, Osvaldo Santos, Stijn Mahieu, César Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Miguel e Marco 

Marcadores e assistências: 1-1 Marco Palatino (Emanuel Beijinha); 1-2 Marco Palatino (Stijn Mahieu); 1-3 Stijn Mahieu (Daniel Silva)

Os Veteranos do Bairro iniciaram o ano de 2018 com uma vitória sobre os Veteranos da Serrana, equipa da Serra D`el Rei. Num dia de tempestade e muito frio é preciso aplaudir aqueles que honraram o desporto rei e desafiaram a natureza num espetáculo apenas ao alcance dos melhores.

Numa partida muito bem disputada foi a Serrana que melhor entrou no jogo adiantando-se cedo no marcador. Resultado que se aceitava pelo esforço... mas que acabava por ser um pouco injusto perante o futebol produzido pelas duas formações.

A equipa do Bairro, beliscada pelo golo adversário, acordou e não mais tirou o pé do acelerador. Marcou três mas poderia ter marcado quatro ou cinco, não fosse a apatia e desacerto de alguns jogadores, nomeadamente Miguel e Carlos Ferreira, que tiveram uma tarde negra e para esquecer. Terão oportunidade para se redimir no próximo encontro, jornada europeia contra os espanhóis do El Arenal.

Destacaram-se Palatino - el matador - e o reforço da época, o internacional belga de seu nome Stijn Mahieu. Palatino fez os dois primeiros golos, um a passe de Beijinha e outro a passe de Stijn. Este último fechou a contagem a passe de Bebé (Daniel) fixando o marcador em 1-3.

Terceira parte de alto nível, no restaurante Cozinha D`el Rei, com as duas equipas a aplicarem-se ao máximo. Um excelente convívio e a certeza de um próximo encontro intenso e amistoso. 

Um bem-haja aos serranos de Óbidos, nobres anfitriões!

______________________________________________________________

8.º JOGO (16 de dezembro de 2017):

BAIRRO VOLTA A DEFRONTAR BOM SUCESSO (AVEIRO) E VENCE POR EXPRESSIVOS 5-1

 Veteranos do Bairro –  5    

 Veteranos do Bom Sucesso – 1 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Daniel Silva, Luís Cláudio, Emanuel Beijinha, Ilídio Rei, João Almeida, Bruno Mateus, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira, Carlos Ferreira

Equipa técnica e de apoio: Miguel, Marco e Elson Pereira 

Marcadores e assistências: Miguel Oliveira (Moisés Ferro), Luís Cláudio (Marco Palatino), Carlos Ferreira (Marco Palatino), Marco (Rui Ferreira) e Stijn (Marco)

 

______________________________________________________________

7.º JOGO (02 de dezembro de 2017):

BAIRRO VOLTAM A PERDER EM ADÃO LOBO

 Veteranos de Adão Lobo –  4    

 Veteranos do Bairro–  0 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Luís Cláudio, Ilídio Rei, Emanuel Beijinha, João Almeida, Daniel Silva, Bruno Mateus, Vítor Santana, David Adrião, César Ferreira, Moisés Ferro, João Assunção, Stijn, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel, Marco e Elson Pereira 

Marcadores e assistências: Nada a registar

 

______________________________________________________________

 

6.º JOGO (18 de novembro de 2017):

BAIRRO RECEBEU VITÓRIA DE SETÚBAL NO MUNICIPAL DE ÓBIDOS

 Veteranos do Bairro –  1    

 Vitória de Setúbal –  4 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Luís Cláudio, Ilídio Rei, João Almeida, Bruno Mateus, Nuno Gaio, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vasco Carlos, David Adrião, César Ferreira, Vítor Santana, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira e Miguel Oliveira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel, Marco e Vítor Palatino 

Marcadores e assistências: Marco Palatino (César Ferreira)

______________________________________________________________

 

5.º JOGO (04 de novembro de 2017):

BAIRRO VAI A ELVAS SOFRER MAIS DOIS PENALTIS NO EMPATE A 2

 Veteranos Elvenses –  2    

 Veteranos do Bairro –  2 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, João Almeida, Moisés Ferro, César Ferreira, David Adrião, Miguel Oliveira, Marco Palatino e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Miguel, Marco, Vítor Palatino e Francisco Mateus 

Marcadores e assistências: Carlos Ferreira (César Ferreira), Marco Palatino (Carlos Ferreira)

Mais um belo jogo dos Veteranos do Bairro em Elvas marcado por mais um empate com golos sofridos de grande penalidade. Os veteranos do Bairro defrontaram os Elvenses e mostraram claramente a sua superioridade ao longo de todo o jogo marcando dois golos em jogadas de belo efeito.

O primeiro golo foi marcado por Carlos que, numa cavalgada pelo corredor esquerdo, atirou a contar perante um guarda-redes desamparado à entrada da grande área. O passe foi de César, que fazendo uma leitura brilhante do jogo, rasgou toda a defesa com um passe de morte.  

Os Elvenses, a jogar em casa, tinham a obrigação de não perder e eis que com o mesmo árbitro da época passada (assinalou 2 penaltis contra o Bairro num empate a duas bolas) acabaram por empatar fruto de um penalti fantasma.

Marco Palatino, a passe de Carlos Ferreira, deu justiça ao resultado com mais um tiro indefensável de fora da área. O jogo estava controlado e a equipa obidense esteve por diversas vezes à beira de dilatar a vantagem... voltou a desperdiçar inúmeras ocasiones. 

Mas o jogo não terminou sem que o suspeito do costume, o Sr. árbitro, marcasse nova grande penalidade (esta inquestionável) a favor dos Elvenses. Assim a história repetiu-se com o mesmo resultado, os mesmos acontecimentos e o protagonista do costume!

A terceira parte foi, como sempre, muito boa. A bela receção dos amigos elvenses!

______________________________________________________________

4.º JOGO (21 de outubro de 2017):

BAIRRO RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ SL CARTAXO EM ÓBIDOS E VENCE

 Veteranos da Bairro –  3    

 Veteranos SL Cartaxo –  2 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Nogueira, Ilídio Rei, Elson Pereira, Bruno Mateus, Daniel Silva, Vítor Santana, Vasco Carlos, Osvaldo Santos, João Assunção, Moisés Ferro, César Ferreira, Miguel Oliveira, Rui Ferreira, Marco Palatino e Carlos Ferreira.

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Vítor Palatino e Rui Hildeberto

Marcadores e assistências: Marco Palatino (Miguel Oliveira), César Ferreira (Miguel Oliveira), Vítor Santana (Marco Palatino)

Grande partida de futebol no Municipal de Óbidos.

Os veteranos do Bairro receberam pela primeira vez o SL Cartaxo e o "resultado" não poderia ter sido melhor! Grande equipa, grandes jogadores e excelentes no convívio da terceira parte.

O primeiro golo foi marcado pela equipa visitante mas rapidamente a equipa obidense se superiorizou dando a volta ao resultado. Marco Palatino abriu o marcador depois de um cruzamento de João Assunção, com Miguel a tocar de calcanhar e Palatino a atirar a contar para o 1-1. O 2-1 foi apontado por César Ferreira depois de Miguel ter deixado a bola à mercê de um disparo que, embora potente, acabou por resultar num "frango" do guarda-redes adversário (jogador de campo que substituiu o guarda-redes que saiu lesionado). O terceiro golo foi apontado por Santana, numa arrancada fulgurante depois de um passe pleno de oportunidade de Palatino.

O último golo da partida foi também da equipa do Cartaxo mas marcado por Rui Ferreira na própria baliza. Este jogador está a descobrir a sua veia goleadora e, não interessa onde, interessa é marcar... e em grande estilo... com dois chapéus brilhantes em dois jogos seguidos.

A terceira parte foi, como sempre, excelente. Fica a certeza que ganhámos mais uma equipa. Não um adversário mas um grupo de amigos!

______________________________________________________________

 

2 e 3.º JOGOS (07 de outubro de 2017):

EQUIPA DO BAIRRO RECEBE VETERANOS DO NORDESTE E CARVIDE NO TORNEIO DA AMIZADE 

 Veteranos do Bairro        0                            Veteranos do Bairro        2  

 Veteranos do Nordeste   3                            Veteranos de Carvide     1  

 

 Veteranos do Nordeste   2    

 Veteranos de Carvide     0 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Manel Zé, Elson Pereira, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Nuno Gaio, João Almeida, Daniel Silva, Vasco Carlos, David Adrião, César Ferreira, Moisés Ferro, João Assunção, Rui Ferreira, Miguel Oliveira, Marco Palatino, Carlos Ferreira e Emanuel Soares.

Equipa técnica e de apoio: Marco Palatino & Miguel Oliveira

Marcadores e assistências: Carlos Ferreira e Rui Ferreira (ressaltos)

 

Grande torneio no Municipal de Óbidos! 

Venceram as três equipas pelo excelente ambiente que se criou e pelo extraordinário convívio entre amigos. 

Só para que fique o registo, a equipa obidense entrou a perder com os Veteranos do Nordeste com uns expressivos 0-3.

No segundo jogo os Veteranos do Bairro conseguiram a vitória tangencial sobre os Veteranos de Carvide, por 2-1, com  destaque para os golos de Carlos Ferreira e Rui Ferreira.

No último jogo do torneio a equipa açoriana bateu o Carvide por 2-0. 

Destaque para Roberto, jogador do Nordeste que apontou quatro golos em cinco da equipa dos Açores.

O grande convívio, com jantar e entrega de prémios, aconteceu na sede do Sport Clube do Bairro e foi brilhante. Uma noite para recordar por muitos e longos anos.

Os Veteranos do Bairro agradecem a todas as pessoas e instituições que apoiaram tanto a receção à equipa açoriana como a concretização do nosso 1.º Torneio, com destaque para o Município de Óbidos, Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Frutóbidos, Sport Clube do Bairro... entre muitas outras.

 

______________________________________________________________

 

1.º JOGO (23 de setembro de 2017):

EQUIPA DO BAIRRO VOLTA À BOAVISTA E PERDE NA ABERTURA DA ÉPOCA

 Veteranos da Boavista –  4    

 Veteranos do Bairro –  1 

Jogaram pelos Veteranos do Bairro: Ricardo Mateus, Abel Alho, Elson Pereira, Ilídio Rei, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Osvaldo Santos, Vasco Carlos, David Adrião, Moisés Ferro, João Assunção, Vítor Santana, Rui Ferreira, Miguel Oliveira, Marco Palatino, Carlos Ferreira 

Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Vítor Palatino e Rui Hildeberto

Marcadores e assistências: Marco Palatino (ressalto)

No jogo inaugural da época 2017/18 os Veteranos do Bairro deslocaram-se à Boavista para mais um jogo que se previa renhido, muito disputado e com um resultado completamente imprevisível. 

A equipa obidense teve uma entrada avassaladora, controlando completamente o inicio do encontro, com sucessivas jogadas de golo eminente, no entanto apenas conseguindo marcar um golo, fruto do desperdício e algum desacerto dos atacantes forasteiros, com falhanços escandalosos principalmente de Miguel e Beijinha.

O golo foi marcado por Palatino numa jogada de pressão sobre a defesa Boavisteira e na sobra Palatino foi letal fazendo o 0-1, resultado muito curto para o filme do jogo.

E como quem não consegue marcar acaba por sofrer, a Boavista deu a volta ao resultado e ainda conseguiu aproveitar mais umas ofertas dos Veteranos do Bairro fixando o marcador num exagerado 4-0.

Na terceira parte, embora não houvesse leitão, houve muito convívio e animação!

______________________________________________________________

bottom of page