top of page

Época 2022/23

______________________________________________________________

14.º JOGO: BAIRRO EPATA COM ADECO EM JOGO DE ESTRELAS

Estádio Campo Encarnação e Olivais - Lisboa  

29 de abril de 2023 - 17h30

Veteranos ADCEO – 2 

Veteranos do Bairro – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Emanuel Beijinha, Marco Palatino, Miguel Oliveira, José Almeida, Moisés Ferro, Rui Andrade, Elson Pereira, João Almeida, Carlos Ferreira, Sérgio Sousa, David Adrião e Daniel Silva e Pedro Martins.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Miguel Oliveira (Moisés Ferro); 1-2 Marco Palatino (ressalto).

Mais um sábado de futebol total, desta feita em Lisboa no campo Encarnação e Olivais para defrontar os amigos da ADCEO que connosco comemoraram os seus 30 anos de existência e lançaram os 10 anos de idade dos Veteranos do Bairro.

 

Que belo jogo para comemorações tão marcantes na vida de dois grupos extraordinários. Talvez tenha sido o jogo mais interessante dos Veteranos do Bairro. Um jogo contra homens maduros, todos acima dos 50 anos de idade, mas com uma classe, com uma atitude e com aquele brilho nos olhos de meninos que se maravilham quando jogam à bola.

 

Este jogo teve como aspetos fundamentais a magia do jogo da ADECO e a perseverança dos Veteranos do Bairro. Os primeiros porque não erraram um passe e os segundos porque nunca deram um lance por perdido.

 

Foram quatro os golos marcados, dois para cada lado para se obter o resultado perfeito para o jogo produzido pelas duas equipas. Muitos foram os golos por marcar, muitas foram as grandes defesas… mas o essencial ficou gravado no resultado: o equilíbrio perfeito entre duas equipas que se respeitaram mutuamente e o modo como celebraram o melhor desporto do mundo. O futebol.

 

Ficam para memória futura os golos de Marco Palatino e Miguel Oliveira e a exibição de toda a equipa dos Veteranos do Bairro, particularmente as exibições de Emanuel Beijinha (homem do jogo), David Adrião e Elson Pereira.

 

A terceira parte voltou a ser um momento alto. A ADCEO decidiu fazer-nos uma surpresa com a comemoração dos seus 30 anos de existência. Cantámos os parabéns à volta da mesa, comemos bolo e brindamos à nobreza de uma equipa de valores inigualáveis, um modelo para todos os Veteranos de Portugal. Obrigado ao Presidente Dionísio e ao Torres enquanto anfitriões e embaixadores da equipa. Bem haja a toda a equipa da ADCEO.

______________________________________________________________

 

 

13.º JOGO: BAIRRO GOLEIA BOCAS SECAS NUM JOGO DE SENTIDO ÚNICO

Sintético do Estádio Municipal de Óbidos 

16 de abril de 2023 - 16h30

Veteranos do Bairro – 12 

Veteranos Bocas Secas – 0 

Ficha Técnica: Francis Laflere, João Assunção, Bruno Mateus, Luís Cláudio, David Adrião, Emanuel Beijinha, Rui Andrade, Stijn Mahieu, Marco Palatino, Carlos Ferreira, João Almeida, Miguel Oliveira, Vitor Santana, Osvaldo Santos, Moisés Ferro e Sérgio Sousa.

Equipa técnica: Marco Palatino & Miguel Oliveira.

 

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Palatino (Stijn); 2-0 João (Carlos); 3-0 Carlos (penalti); 4-0 Osvaldo (Rui); 5-0 Moisés (-); INTERVALO; 6-0 Palatino (João); 7-0 João (JP); 8-0 Bruno (-); 9-0 Moisés (-); 10-0 Luís (Palatino); 11-0 Miguel (Stijn); 12-0 João (-)

 

Mais um sábado, mais um dia de jogo, mais uma partida, mais uma vitória… e não foi pelos golos! É que receber os Bocas Secas é ter connosco bons velhos amigos, é receber quem gostamos, é acolher quem de nós gosta. Obrigado ao Hugo e ao Tó Zé por continuarem a manter este espírito e a impedir que o veteranismo acabe lá para os lados de Almeirim. Serão sempre bem-vindos à nossa humilde casa.

Como diria o nosso amigo Zé Almeida, “mais um sábado desportivo, cheio de sol e onde os Veteranos do Bairro (Óbidos) receberam os grandes Amigos dos Veteranos Bocas Secas de Almeirim. Num fim de semana, em que fica a estreia da BAIRRO TV, esperamos que seja a primeira de muitos relatos e registos dos muitos eventos que serão realizados por este Enorme Grupo de Amigos no futuro”.

"Num jogo em que toda equipa destilou em suor vários barris de cerveja, poderíamos destacar o nosso guarda redes Francis que manteve a baliza imaculada, o Miguel Oliveira que voltou aos golos, Marco Palatino a marcar e assistir, o Moisés Ferro que marcou e finalmente soltou a bola, Bruno Mateus que de central adaptado começa a ter dotes de goleador…, mas o grupo elegeu o nosso JP como homem do jogo, porque o JP conseguiu encher o campo e espalhar a sua magia".

Mais uma vez, nas palavras do Zé Almeida, “num clássico de muitos anos, é sempre bom juntar a saborosa sopa da pedra de Almeirim à maravilhosa ginjinha de Óbidos”, embora no repasto tenha havido iguarias da nossa lagoa e um ensopado de javali à moda do Primeiro Ministro.

A terceira parte em linha com o que tem sucedido: muita comida, muita bebida, muita alegria e o convivio de sempre. Sendo os Bocas Secas, teve que haver hino com o Tó Zé a escolher os maestros: Sérgio, Rui e Tó Zé (árbitro) a terem que pegar na batuta.

 

_____________________________________________________________

 

 

12.º JOGO: BAIRRO RECEBE E VENCE CARTAXO POR EXPRESSIVOS 4-0

Estádio Luís da Gama: Gaeiras - Óbidos 

18 de março de 2023 - 17h30

Veteranos do Bairro – 4 

Veteranos do Cartaxo – 0 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, Vítor Santana, José Almeida, Rui Andrade, Vasco Carlos, Stijn Mahieu, João Assunção, João Paulo Gama, Rui Ferreira, Carlos Ferreira, Moisés Ferro, João Almeida e Marco Palatino.

Equipa técnica: Marco Palatino.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Zé Almeida (Carlos Ferreira); 2-0 Marco Palatino (Stijn Mahieu); 3-0 Zé Almeida (Francis Laflere); 4-0 Carlos Ferreira (Zé Almeida);

 

 

Sábado foi dia de jogo e que jogo. Um encontro de homenagem a um dos grandes Homens do futebol veterano de Portugal, João Barroca. 

 

Numa tarde em que a chuva e o vento ameaçaram fazer visita no Campo Luís da Gama nas Gaeiras, foi a força do futebol que aqueceu este final de tarde. O reencontro entre a equipa Veteranos do Bairro com os amigos do Sport Lisboa Cartaxo. Este que já é um clássico do veteranismo e que aproxima a ginjinha de Óbidos com o bom vinho do Cartaxo, prevaleceu o bom futebol, sempre animado e com muito fair play das duas equipas.

O jogo começou com ascendente da equipa da casa que conseguiu, na segunda oportunidade de jogo, marcar o primeiro golo do encontro num rápido contra-ataque, Carlos Ferreira cruzou do lado direito onde apareceu Zé Almeida, no segundo poste, livre de oposição, a cabecear para o fundo da baliza. A toada continuou, com jogo repartido a meio campo, mas sempre com ascendente da equipa do Bairro e foi com naturalidade que Stijn colocou a bola para Palatino que, mesmo pressionado pelo defesa da equipa do Cartaxo, ganhou a posição e já em queda rematou para o segundo golo. No que restou da primeira parte, o jogo foi divido e os guarda redes mantiveram as balizas intactas até ao intervalo.

O jogo continuou bastante entretido, com as duas equipas a terem as suas oportunidades e foi numa dessas oportunidades que surgiu o terceiro golo da equipa do Bairro. Num remate defendido por Francis, o Preud'homme do Bairro, este lançou a bola rapidamente para Zé Almeida que, em puro lance de atletismo a lembrar Ronaldo o Fenómeno, correu até à área adversária e colocou a bola no fundo da baliza. O jogo continuou e, em nova cavalgada até à baliza do Cartaxo, Zé Almeida cruza para o segundo poste onde apareceu Carlos Ferreira para marcar o quarto e último golo do encontro. Pouco depois acabaria o jogo, sempre em clima de boa disposição.

 

A terceira parte foi a melhor de todas! Quando estamos entre amigos somos todos vencedores e as gentes do Cartaxo são um grupo que defende bem os valores da amizade. Uma palavra de agradecimento ao cozinheiro de serviço que preparou uma belíssima paelha, do melhor que se tem comido. Durante as palavras trocadas houve um momento de comoção quando foi lembrado o GRANDE JOÃO BARROCA, que infelizmente nos deixou, mas ficou presente o carinho que ambos os grupos sentem por alguém especial porque a sua memória jamais será esquecida.

 

______________________________________________________________

11.º JOGO: BAIRRO GOLEIA CASTANHEIROS EM JOGO LOUCO

Estádio Municipal de Óbidos 

25 de fevereiro de 2023 - 17h30

Veteranos do Bairro – 12 

Veteranos dos Castanheiros – 1 

Jogo de memórias e reencontros no Municipal de Óbidos com os Veteranos dos Castanheiros a voltar a Óbidos 10 anos depois do primeiro jogo dos Veteranos do Bairro.

______________________________________________________________

 

10.º JOGO: BAIRRO DESFALCADO PERDE EM MAFRA EM JOGO INTENSO

Estádio Vila Franca do Rosário

11 de fevereiro de 2023 - 16h

Veteranos do Mafra – 3 

Veteranos do Bairro – 2 

Mais um jogo intenso e renhido, desta feita no estádio de Vila Franca

do Rosário, com os Veteranos do Mafra. O primeiro encontro entre duas

equipas que quiseram ganhar, mas acima de tudo duas equipas a praticar

um futebol perfumado, que se respeitaram e que deram espetáculo.

Grande espetáculo de futebol o que aconteceu no dia 11 de fevereiro

de 2023 no estádio de Vila Franca do Rosário. Poucos são os jogos

da Primeira Liga a ter tanta emoção e lances com a beleza de muitas

das jogadas desenhadas pelos Veteranos do Bairro e também do

Mafra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________

9.º JOGO: BAIRRO EMPATA COM O ERICEIRENSE EM ÓBIDOS

Estádio Municipal de Óbidos

04 de fevereiro de 2023

Veteranos do Bairro – 2 

Veteranos Ericeirense – 2 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Emanuel Beijinha, Elson Pereira, Bruno Mateus, Pedro Soveral, Nuno Domingos, Vasco Carlos, Vitor Santana, João Assunção, David Adrião, Moisés Ferro, César Ferreira, Rui Ferreira, João Almeida, Carlos Ferreira, Marco Palatino e Miguel Oliveira. 

Equipa técnica: Marco Palatino & Miguel Oliveira.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 João Almeida (Marco Palatino); 2-2 Bruno Mateus (Marco Palatino).

 

Jogo renhido no estádio Municipal de Óbidos com os Veteranos do Bairro a receber os veteranos do Ericeirense, enorme equipa, aguerrida, mas sempre leal. Um jogo rasgadinho, com duas equipas bem encaixadas a disputar o jogo até ao último minuto.

Mais um encontro muito bom dos Veteranos do Bairro! É sempre uma honra receber a equipa liderada pelo Beto, grande jogador, enorme treinador e um ser humano fantástico.

 

Foi um embate de emoções até ao último folego com a incerteza do resultado e com as duas equipas a não desistir de lutar pela vitória. É daqueles jogos que vale a pena assistir. É futebol!

Os Veteranos do Bairro entraram melhor, com jogadas de belo recorte técnico-tático a fazer lembrar os grandes jogos antes de pandemia. Depois de inúmeras jogadas de golo iminente, eis que surge João Almeida a corresponder ao passe sempre oportuno de Palatino e a faturar para o 1-0. Registo ainda para uma jogada brilhante de Emanuel Beijinha e para os falhanços consecutivos de Palatino que teima em não encontrar o caminho para a baliza!

 

Os homens da Ericeira conseguiram reorganizar-se e equilibrar a partida, materializando esse equilíbrio com o golo do empate. Bruno Mateus hesitou e, ao chegar tarde à bola, tocou indevidamente o adversário e cometeu grande penalidade. Castigo máximo marcado de forma sublime e sem quaisquer hipóteses para Francis Laflere. O resultado ao intervalo era de 1-1.

Na segunda parte houve reviravolta no marcador com os Veteranos da Ericeira a fazer o 1-2. Balde de água fria no Municipal de Óbidos com os Veteranos do Bairro a não conseguirem manter o nível da primeira meia hora de jogo e a sofrer mais um golo!

 

No último terço da segunda parte Bruno Mateus redimiu-se e num cruzamento milimétrico de Palatino fez o 2-2. Um golo inesperado para este central que aproveitou a oportunidade para cabecear para o fundo das redes. Destaque ainda para a continuidade do desperdício e para o facto de não se dar pela presença dos outros avançados, que à semelhança de Palatino, teimam em não marcar... principalmente do Miguel Oliveira que se tem apresentado com peso a mais e um pouco lento de movimentos.

A terceira parte foi, como é habitual, excelente com a já famosa sopa de peixe do Moisés, o frango assado do Gabriel e as batatas fritas do César. Uma noite animada pelo Paraguaio que teve como combustível a nossa maravilhosa ginjinha. 

 

_____________________________________________________________

 

8.º JOGO: BAIRRO PERDE COM O SPORTING CLUBE DO PORTUGAL

Estádio Municipal de Óbidos

27 de janeiro de 2023

Veteranos do Bairro – 1 

Sporting Clube do Portugal – 5 

Ficha Técnica: Francis Laflere, Luís Cláudio, Pedro Soveral, Nuno Domingos, Emanuel Beijinha, Rui Andrade, João Assunção, Stjin Mahieu, David Adrião, Osvaldo Santos, Vasco Carlos, Norberto Machado, César Ferreira, Moisés Ferro, Vitor Santana, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Rui Ferreira, Miguel Oliveira, João Almeida

Equipa técnica: Marco Palatino.

Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-5 Stijn Mahieu (Carlos Ferreira).

Jogo grande no estádio Municipal de Óbidos com os Veteranos do Bairro a receber as velhas glórias do Sporting Clube de Portugal. Um jogo com duas partes totalmente distintas. Uma primeira de domínio total do Sporting e a segunda mais equilibrada e marcada pelo desperdício dos homens de Óbidos.

No segundo embate entre estas duas equipas a sorte voltou a sorrir ao Sporting Clube de Portugal que venceu novamente, agora por números mais expressivos. Os Veteranos do Bairro entraram algo apáticos e o Sporting aproveitou para faturar na maior parte das oportunidades que teve à disposição.

A primeira parte terminou com um 0-3, resultado natural para os acontecimentos. O Sporting a passear, trocando a bola e fazendo correr os jogadores adversários.

A segunda parte foi tranquila, com o jogo mais equilibrado mas sempre com ascendente do Sporting que faturou por mais duas vezes. Os Veteranos do Bairro conseguiram colmatar as dificuldades da primeira parte, com um jogo mais ligado, com alguns acertos táticos, conseguiu defender e atacar melhor.

O golo dos obidenses surgiu já perto do final do jogo, fruto de uma bela jogada de entendimento no meio campo, culminando com um belíssimo remate de Stjin Mahieu. Destaque ainda para o desperdício constante do matador da equipa, Marco Palatino.

Terceira parte excelente. Depois de uma entrada com berbigão e mexilhão da lagoa de Óbidos, veio a feijoada de chocos confecionada pelo chefe Zé Luís Cascão auxiliado pelo pescador Telmo Chaves. A nível gastronómico ganhou certamente o Bairro, mais uma vez num convívio intenso, sempre animado e num serão muito agradável. 

O próximo encontro ficou marcado para Alcochete, na Academia Cristiano Ronaldo - Sporting Clube de Portugal.

_____________________________________________________________

Artigo Jogo Mafra vs Bairro.png
bottom of page