ÉPOCA 2018/19
______________________________________________________________
75.º Aniversário do Sport Clube do Bairro
Veteranos do Bairro vs Veteranos de Soandres CF (Corunha - Espanha)
No sábado dia 6 de julho de 2019, o Municipal de Óbidos recebeu mais um grande jogo internacional.
Os Veteranos do Bairro defrontaram uma equipa vinda da Corunha, os Veteranos de Soandres, para a comemoração dos 75.º anos de existência do Sport Clube do Bairro, coletividade que tem sido grande motor cultural, desportivo e social e que se tem distinguido no concelho de Óbidos pela qualidade das suas atividades e projetos e também pela insistência em romper fronteiras e apostar na interculturalidade.
As comemorações iniciaram da parte da manhã com treinos para uma prova de radiomodelismo que viria a acontecer da parte da tarde na pista do Bairro Sra. da Luz, em simultâneo com o jogo de veteranos que se disputou no Estádio Municipal de Óbidos.
Voltando ao jogo entre os Veteranos do Bairro e os Veteranos do Soandres, bela partida num dia solarengo e cheio de luz e boa energia.
A partida disputou-se no relvado natural e mais uma vez... aconteceu futebol! Futebol de alto nível a coroar um final de época intenso e muito exigente para os homens do Bairro Senhora da Luz.
Os Veteranos da Corunha, bem mais jovens do que os veteranos locais, entraram de rompante e expuseram todo o seu pragmatismo fruto da rapidez e do efeito surpresa ao fazerem o golo inaugural, logo na primeira jogada do jogo, no primeiro minuto, na primeira vez que a bola chegou ao campo adversário...
Ainda na primeira parte do jogo os Veteranos do Bairro empataram o jogo, com o reforço Luís Pereira a cruzar milimetricamente para a cabeça de Stijn que nas alturas não deu qualquer hipótese ao guarda-redes espanhol.
Ao intervalo registava-se no placard um empate a um golo, num encontro equilibrado em que a experiência e a juventude mediram forças num duelo extraordinário.
A segunda parte abriu com o segundo golo da equipa portuguesa. Uma triangulação perfeita entre Osvaldo, Stijn e Palatino. Osvaldo faz o corredor tabela com Stijn que faz um passe atrasado para Palatino faturar o seu 23.º golo da época e a isolar-se na lista de melhores marcadores.
O 3-1 chegou na reta final do jogo, por Beijinha, a coroar uma época brilhante dos Veteranos do Bairro. Qual Messi qual carapuça, Emanuel Beijinha a fazer um golo à Diego Armando Maradona. Estonteante, impossível, fenomenal, monstruoso... Um golo perfeito! Beijinha recebe a bola de Stijn ainda no seu meio campo e avançou pelo meio do terreno, fintando tudo e todos a alta velocidade, entrou na área adversária e num ato cínico mas de rara beleza, sentou o guarda redes adversário e chutou para o fundo das redes. Simplesmente brilhante!
A terceira parte foi mais uma demonstração de classe dos Veteranos do Bairro na organização de eventos e na receção de convidados. Uma enorme festa, abrilhantada pelo cantor Emanuel Soares.
Cantaram-se os parabéns ao Sport Clube do Bairro e homenagearam-se as pessoas que fazem parte dos órgãos sociais. Uma festa maravilhosa.
______________________________________________________________
Torneio Internacional Veteranos do Bairro
III Triangular dos Veteranos do Bairro
No sábado dia 1 de junho, o Municipal de Óbidos recebeu um grande evento internacional, o III Torneio Triangular dos Veteranos do Bairro. Participaram a equipa anfitriã, representante de Portugal, de Óbidos e do Bairro Senhora da Luz. Em representação de Holanda estiveram presentes os Veteranos de SC Muiden. E de Espanha vieram mais uma vez os Veteranos de El Arenal.
Grande evento desportivo, grande manifestação cultural, enorme organização dos Veteranos do Bairro e Sport Clube do Bairro apoiados pelo Município de Óbidos.
Fizeram-se três encontros de 50 minutos cada e com as equipas a jogarem todas contra todas, durante uma tarde de calor intenso. Os Veteranos do Bairro abriram o torneio com uma vitória sobre os holandeses do SC Muiden e de seguida defrontaram e venceram os espanhóis do El Arenal. No outro jogo do torneio, os holandeses levaram a melhor sobre os espanhóis, por expressivos 4-0.
___________________________________
21.º JOGO: BAIRRO ABRE TORNEIO COM VITÓRIA SOBRE OS HOLANDESES
Estádio Municipal de Óbidos
01 de junho de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Ilídio Rei, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Daniel Silva, Vítor Santana, Osvaldo Santos, Norberto Machado, João Assunção, César Ferreira, Stijn Mahieu, Moisés Ferro, Rui Ferreira, Carlos Ferreira, Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos do Bairro vs SC Muiden: 3-1
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Palatino (ressalto); 2-0 Santana (Stijn); 3-1 Beijinha (Palatino).
O primeiro jogo do torneio foi o mais renhido de todos. As duas equipas levaram algum tempo a conhecer-se e jogaram cautelosamente durante longos minutos da primeira parte.
É então que surge o "ketchup" de Palatino! Tantas foram as tentativas... que com a raça que o caracteriza, roubou a bola a um adversário e atirou a contar para aquele que foi o golo inaugural da partida e de todo o torneio.
Ao intervalo havia 1-0. Na segunda parte os holandeses quiseram justificar a longa viagem que fizeram e empataram o jogo, deixando o jogo completamente em aberto perante a incerteza do resultado final. Num período mais ofensivo da equipa obidense, Santana acabou por fazer o segundo dos Veteranos do Bairro a passe de Stijn e a deixar mais tranquila a equipa da casa.
Perto do final do desafia, surge então o grande momento do jogo, Beijinha trocou os olhos aos holandeses em slalom e a fazer um golo à Messi depois de ser servido por Palatino.
O jogo terminaria com um 3-1 meritório para os homens da casa mas uma vitória muito suada com um adversário muito forte e técnica e taticamente evoluído.
___________________________________
22.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO VENCEM SEGUNDO JOGO DO TORNEIO
Resultado: Veteranos do Bairro vs El Arenal: 4-0
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Ilídio (penalti); 2-0 Stijn (Miguel); 3-0 Santana (Palatino); 4-0 Miguel (Palatino).
O segundo jogo do torneio foi muito bonito, entre duas equipas de amigos, mas cada uma com muitas "ganas" de vencer. Os Veteranos do Bairro afirmaram a sua competência neste tipo de eventos e naturalmente se superiorizaram a uma equipa com jogadores um pouco mais velhos e que sofreram mais com as altas temperaturas que se faziam sentir em Óbidos.
Ilídio Rei, perante alguma apatia do meio campo e do ataque dos Veteranos do Bairro, subiu no terreno e foi à área adversária fazer a diferença. Sofreu uma falta dentro da área e ele próprio concretizou a grande penalidade que abriu o marcador.
O segundo golo viria a surgir com alguma naturalidade, com Miguel a rematar e com a bola a sobrar para Stijn que com um míssil desfeiteou o guarda-redes espanhol.
O terceiro foi mais um hino ao futebol. Santana triangulou com Palatino no corredor esquerdo e, quando todos esperavam um cruzamento, arma um remate em arco, com a bola a sobrevoar toda a área, e a entrar redondinha mesmo no angulo superior direito da baliza espanhola.
O quarto golo fechou as contas do jogo e teve como protagonistas Palatino e Miguel. Numa belíssima jogada de entendimento, Palatino fez o remate mas quem aproveitou foi Miguel Oliveira que aproveitou a sobra para rematar certeiro para o fundo das redes.
___________________________________
O último jogo do torneio foi de sentido único, com os Veteranos SC Muiden a fazerem um jogo irrepreensível. A equipa holandesa teve algum tempo para descansar e, também com jogadores mais novos, conseguiu faturar por quatro vezes. Os espanhóis, apesar de jogarem muito bem, acusaram a fadiga de um último jogo intenso e muito bem disputado.
___________________________________
O evento não terminou no campo pois o melhor ainda viria a desenrolar-se no salão dos Sport Clube do Bairro, no Bairro Senhora da Luz. Cerca de 150 pessoas juntaram-se à mesa para celebrar a vida, para comemorar a amizade, o convívio a partilha de histórias e de culturas… um evento verdadeiramente multi e intercultural.
Em representação do Município estiveram os Vereadores José Pereira, que recebeu as equipas no Estádio e a Vereadora Margarida Reis que acompanhou as equipas no jantar convívio. No salão estavam elementos dos Veteranos do Bairro e elementos da direção do SCBairro, todos a trabalhar para que mais um evento diferenciado se concretizasse. Foi bonito de ver famílias inteiras juntas à mesa e o sorriso das crianças a dar um colorido especial à festa.
A cereja no topo do bolo estava guardada para depois de jantar. A banda Citius do Costume veio de Leiria para dar um concerto memorável. Portugueses, espanhóis, holandeses, belgas… todos cantaram, dançaram e desfrutaram um repertório musical de excelência.
O Bairro Senhora da Luz e os seus Veteranos estão mais uma vez de parabéns pelo modo como recebem e organizam eventos de enorme qualidade cultural, desportiva e social.
______________________________________________________________
19.º JOGO: BAIRRO RECEBE BOM SUCESSO (AVEIRO) E VENCE COM SERVIÇOS MINIMOS
Estádio Municipal de Óbidos
11 de maio de 2019
Ficha Técnica: Nogueira, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Vítor Santana, César Ferreira, Moisés Ferro, João Assunção, Stijn Mahieu, Osvaldo Santos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos do Bairro vs Veteranos do Bom Sucesso: 2-1
Equipa técnica: Miguel Oliveira e Marco Palatino.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Stijn (Palatino); 2-1 Moisés (Luís Cláudio).
Mais uma fim de semana, mais um grande jogo no Municipal de Óbidos. Os Veteranos do Bairro encontraram mais uma vez os Veteranos do Bom Sucesso em mais uma partida marcada pelo calor intenso e pelo grande ambiente que rodeia normalmente estas duas equipas.
O jogo foi amplamente dominado pelos Veteranos do Bairro, no entanto sem materializarem a superioridade, não encontrando o caminho da baliza e errando constantemente a decisão final.
Os Veteranos do Bom Sucesso, embora desfalcados, provaram que vieram para discutir o resultado e exemplo disso é que fizeram um jogo bem organizado, direto e cínico. Numa das poucas oportunidades que tiveram ao longo da primeira parte, fizeram o golo e colocaram-se em vantagem.
Os Veteranos do Bairro, não querendo perder o jogo, correram atrás do prejuízo e com a dupla do costume fizeram o empate: Palatino a assistir e Stijn a marcar. Moisés completou a reviravolta, Luís Cláudio a segurar de peito e Moisés a rematar forte e colocado de fora da área. Nogueira, do alto do seu 1,90m evitou o empate com uma defesa do outro mundo nos instantes finais.
De futebol… nada mais a registar! Uma terceira parte cheia de amizade com velhos companheiros de relvado… e não só. Uma quarta parte cheia de incidências, grandes penalidades, muitas sarrafadas e algumas entradas a pés juntos. Mais uma noite para a já longa e marcante história dos Veteranos do Bairro ;)
______________________________________________________________
20.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO VÃO À POCARIÇA VENCER E CONVENCER
Estádio da Pocariça
25 de maio de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Norberto Machado, Elson Pereira, Ilídio Rei, Bruno Mateus, João Almeida, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Vítor Santana, César Ferreira, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira e Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos da Pocariça vs Veteranos do Bairro : 1-2
Equipa técnica: David Adrião.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 0-1 Palatino (João); 1-2 Miguel (Norberto).
Mais um fim de semana, mais um grande jogo, o derradeiro da época antes do grande Torneio Internacional de Óbidos, o Torneio dos Veteranos do Bairro, o torneio que contará com a presença dos holandeses do SCMuiden e dos espanhóis do El Arenal.
No sábado, 25 de maio, os Veteranos do Bairro fizeram o último ensaio para o torneio, deslocando-se à Pocariça. Grande jogo, muitas oportunidades e muito desperdício. Contra uma equipa forte técnica e taticamente o Bairro não se acanhou e deu um recital! Pena os contratempos e as inúmeras ocasiões de golo perdidas.
No primeiro tempo o resultado não saiu do nulo, no entanto destaque para o golo anulado a João, fruto de uma jogada ofensiva brilhante e uma bola à trave de Palatino que poderia ter sido um dos mais belos golos da época. Ao intervalo 0-0 e uma segunda parte a adivinhar-se muito renhida.
No segundo tempo, numa jogada típica dos homens do Bairro, com a bola do lado do adversário, e em pressão alta, com os avançados a forçar o erro, João a anhar a bola e a deixar para Palatino desferir um portentoso remate de fora da área e a desfeitear o guarda-redes da Pocariça para o 0-1. Destaque ainda para mais um par de bolas no ferro e mais um golo anulado a Miguel. E o desperdício reinava!
Na reta final do jogo a Pocariça empatou na sequência da marcação eximia de um livre direto. Tudo apontava para um empate a uma bola penalizador para os Veteranos do Bairro por todas as oportunidades que criaram e pelo magnifico jogo que fizeram... mas meritório para os Veteranos da Pocariça pela perseverança e determinação.
Último minuto, livre direto para a equipa obidense do lado esquerdo do ataque e eis que finalmente aparece o homem do jogo. Norberto mete a bola a pingar na área e Miguel, ao primeiro poste a contornar o defesa adversário e, de cabeça, a metê-la lá dentro. 30 segundos depois apito final e mais uma vitória justíssima para os Veteranos do Bairro, num campo extremamente complicado.
A terceira parte foi espetacular! O grupo da Pocariça afirmou a sua capacidade de bem receber e elevou a fasquia para o próximo encontro. Gente muito boa, com uma camaradagem fora de série. Mais uma bela noite para mais tarde recordar. Grande convívio! Um bem-haja aos Veteranos da Pocariça!
______________________________________________________________
Torneio - Almeida CUP Veteranos 2019
Mais uma participação muito honrosa e distinta dos Veteranos do Bairro num evento desportivo de dimensão relevante.
Os obidenses juntaram-se a equipas como o Amarante FC, O Canelas de Vila Nova de Gaia e o Sporting Clube de Vilar Formoso num evento com muita qualidade, dimensão e com uma organização irrepreensível.
As equipas demonstraram o verdadeiro espirito do que é ser-se veterano, tendo havido jogos de altíssima qualidade, sem problemas disciplinares e com muito colaboração, compreensão e lealdade dentro das quatro linhas.
17.º JOGO: BAIRRO GOLEIA SPORTING DE VILAR FORMOSO
Estádio Municipal de Vilar Formoso
27 de abril de 2019
Ficha Técnica: Francis Laflere, Ricardo Mateus, Elson Pereira, Luís Cláudio, Ilídio Rei, Marco Conchinha, João Almeida, Vítor Santana, César Ferreira, Stijn Mahieu, Moisés Ferro, Vasco Carlos, Carlos Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira, João Paulo Gama.
Resultado: Sporting Vilar Formoso vs Veteranos do Bairro: 0-5
Equipa técnica: David Adrião.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Stijn (César); 2-0 Palatino (Moisés); 3-0 César; 4-0 Palatino (Stijn); 5-0 Palatino (Stijn).
No primeiro jogo a equipa de Amarante venceu o Canelas tendo marcado de imediato presença na final.
No segundo jogo os Veteranos do Bairro entraram determinados e fizeram uma partida magnifica. Com uma leitura de jogo perfeita, adaptaram-se a todos os momentos com distinção.
No primeiro tempo dominaram em toda a linha e marcaram dois golos, o primeiro por Stijn a passe de César e o segundo por Palatino servido por Moisés.
No segundo tempo a equipa do Bairro deu o jogo ao adversário mas controlou sempre os acontecimentos. Esperou pela equipa do Vilar Formoso e com a frieza necessária matou o jogo com o 3-0 de César Ferreira que recuperou a bola no meio campo e com a bravura que o carateriza, rompeu toda a defesa adversária e marcou.
O quarto e o quinto golos surgiram com naturalidade precisamente com os mesmos protagonistas, uma dupla insuspeita, Stijn a servir e Palatino a faturar e a completar mais um hat trick na carreira e a mostrar que a veia goleadora se mantém bem viva.
Um jogo tremendo, com Francis a brilhar em diversas ocasiões entre os postes, com uma linha defensiva segura e autoritária.
Laterais ofensivos com João e Santana a brilharem nos corredores. Os centrais foram sempre assertivos na abordagem aos lances, Luís, Ilídio e Elson foram um muro intransponível.
O meio campo foi criativo, dinâmico e intenso, com Conchinha a organizar, César, Stijn e Moisés a criar lances de rara beleza.
E o ataque foi pragmático e letal nos diferentes momentos do jogo. Carlos, Vasco, João Paulo e Miguel a rasgar a defesa e Palatino a faturar como tanto gosta.
18.º JOGO: BAIRRO CAI NA FINAL COM O AMARANTE
Estádio de Almeida
28 de abril de 2019
Ficha Técnica: Francis Laflere, Elson Pereira, Luís Cláudio, Ilídio Rei, Marco Conchinha, João Almeida, Vítor Santana, César Ferreira, Stijn Mahieu, Moisés Ferro, Vasco Carlos, Carlos Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira, João Paulo Gama.
Resultado: Veteranos do Bairro vs Amarante FC: 1-6
Equipa técnica: David Adrião.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-3 Stijn (Carlos).
Se no dia anterior os Veteranos do Bairro tinham feito um jogo a roçar a perfeição, na final deixaram-se enrolar por uma equipa "matreira" e com grandes jogadores como tem o Amarante FC.
Depois da lesão de Conchinha os Veteranos do Bairro tiveram alguma dificuldade para se reorganizar, falhando muito nas transições defesa-ataque e com Ricardo Mateus a sofrer com as investidas avassaladoras do Amarante que fez três golos na primeira parte, controlou e conseguiu levar uma vantagem tranquilizadora para o descanso.
No segundo tempo tudo poderia ter sido diferente, a equipa obidense entrou com outra confiança e marcou cedo com Stijn a faturar de cabeça num centro milimétrico de Carlos Ferreira.
O Amarante quebrou e os Veteranos do Bairro acreditavam que era possível virar o resultado. Foram tantas as oportunidades como o desperdício e na sequência de um lance em que poderiam ter feito o 2-3, ao atirar uma bola ao poste, os Veteranos do Bairro acabaram por conceder o 4-1 num lance de contra-ataque puro do Amarante.
Os outros dois golos foram uma consequência da resignação e da desilusão de homens que se bateram até à última gota de suor mas que acabaram por não ser felizes no resultado.
Uma derrota pesada mas que não retira honra nem glória aos Veteranos do Bairro que tiveram uma postura exemplar em todo o Torneio.
Não tendo a classificação qualquer expressão neste tipo de eventos, fica apenas para a história que o Amarante acabou por ficar em 1.º lugar, O Bairro foi finalista vencido e terminou em 2.º, O Canelas foi 3.º e o Vilar Formoso ficou em 4.º lugar.
______________________________________________________________
16.º JOGO: BAIRRO VENCE CARTAXO EM JOGO INTENSO MAS QUEZILENTO
Estádio Municipal de Óbidos
13 de abril de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Marco Conchinha, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, João Almeida, Nuno Gaio, Daniel Silva, Vítor Santana, Osvaldo Santos, César Ferreira, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira, Marco Palatino.
Resultado: Veteranos do Bairro vs Veteranos SLCartaxo: 3-2
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-1 Palatino (Stijn); 2-1 João (Stijn); 3-2 Palatino (Luís).
No passado sábado, dia 13 de abril de 2019, os Veteranos do Bairro disputaram mais um jogo e somaram mais um triunfo. Nova vitória perante um dos adversários mais poderosos da época.
Um jogo marcado pela perseverança das duas equipas, pela garra e suor derramado, pelo crer e determinação em disputar cada lance até à última gota. Um jogo épico, duro, digno de guerreiros temíveis, muito quezilento e impaciente nalguns momentos… mas sempre leal!
Os Veteranos do Cartaxo apresentaram um jogo mais ligado, com circulação de bola, passes curtos e posse e os Veteranos do Bairro a apostar num jogo mais vertical, mais direto e acutilante. Estilos completamente diferentes mas ambos apaixonantes.
O Cartaxo adiantou-se no marcador num momento em que havia clara supremacia dos Veteranos do Bairro, no entanto os homens da casa não se resignaram e ainda antes do intervalo repuseram a igualdade num lance que já é característico da equipa obidense. Stijn a surpreender a defesa adversária, a ir à linha e a cruzar e o pragmatismo e oportunidade de Palatino a fazer o resto.
Na segunda parte a toada de jogo manteve-se, o estilo não se alterou, mas subiu a intensidade e, a espaços, os ânimos iam-se exaltando tal não era a vontade de vencer das duas equipas e de mostrar qual era a mais forte.
Eis que chega o desempate, fruto de mais um passe de rutura de Stijn a lançar João Almeida, que em alta velocidade, passa por um adversário e fatura para o 2-1.
Os Veteranos do Cartaxo foram então à procura de novo empate mas a baliza dos Veteranos do Bairro era praticamente intransponível. Francis agigantou-se e negou o golo aos forasteiros com duas defesas do outro mundo. O 2-2 viria a surgir depois num lance brilhante com um remate indefensável, do meio da rua, espetáculo.
Chegava então o momento de revelar a supremacia de uma das equipas, no entanto a vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados tal era o crer dos jogadores. Com o jogo partido, os lances de golo multiplicavam-se e num desses lances Palatino, quem mais haveria de ser, bisou e sentenciou a partida a passe de Luís Cláudio, num lance de persistência mesmo em cima da linha de golo.
A terceira parte foi magnifica e a quarta extraordinária! Belo convívio entre amigos! Um serão muito bem passado com os detalhes a ficarem no segredo dos Deuses. O próximo encontro será na próxima época, no Cartaxo, para mais um dia de bola e muita festa!
______________________________________________________________
15.º JOGO: BAIRRO RECEBE E VENCE FÁCIL UM CARVIDE ADORMECIDO
Estádio Municipal de Óbidos
06 de abril de 2019
Ficha Técnica: Francis Laflere, Elson Pereira, Luís Cláudio, João Almeida, Nuno Gaio, Vítor Santana, João Assunção, César Ferreira, Stijn Mahieu, Moisés Ferro, Rui Ferreira, Carlos Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos do Bairro vs Veteranos de Carvide: 3-1
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 João (Palatino); 2-0 Palatino (César); 3-0 Stijn (Moisés).
Mais um jogo excelente dos Veteranos do Bairro. Melhor o resultado do que a exibição... tal foi o desperdício...!
Sábado, dia 6 de abril de 2019, no Municipal de Óbidos, com a temperatura ideal para o prática do desporto rei. Os Veteranos do Bairro embora tenham vincado claramente a sua supremacia, acabaram por fazer um jogo um pouco confuso e nalguns momentos atabalhoado.
João Almeida fez o primeiro golo a passe de Palatino, num lance de ataque mas muito consentido pela defesa do Carvide. Palatino ampliou a vantagem já no segundo tempo com mais uma assistência de César Ferreira. A dupla a provar que, inspirada, funciona na perfeição.
O 3-0 surgiu naturalmente, na segunda parte, tal era o caudal ofensivo da equipa obidense. Golos anulados, penaltis por assinalar, bolas nos ferros... tudo acontecia até que, talvez na melhor jogada do encontro, num lance de futebol total, Moisés serve... e Stijn não perdoa.
Terceira parte de alto nível com gastronomia beirã no salão do Sport Clube do Bairro. As equipas foram servidas pelo chefe Felisberto que brindou os presentes com um belíssimo arroz de costelas à moda de Santa Ovaia de Cima - Tondela.
______________________________________________________________
14.º JOGO: BAIRRO CONSENTE O EMPATE AO CAIR DO PANO NA SERRANA
Estádio das Gaeiras
23 de março de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Elson Pereira, Marco Conchinha, Luís Cláudio, Ilídio Rei, João Almeida, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Daniel Silva, Vítor Santana, Osvaldo Santos, César Ferreira, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira, Júlio Veludo.
Resultado: Veteranos da Serrana vs Veteranos do Bairro: 2-2
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 João (Stijn); 2-0 Conchinha (Palatino).
Excelente convívio desportivo no último sábado, dia 23 de março de 2019, no campo das Gaeiras, com a equipa do Bairro a consentir um empate mesmo ao cair do pano.
O Bairro conseguiu uma vantagem confortável na primeira parte com os dois golos a serem apontados por João Almeida e Marco Conchinha. O primeiro, a passe de Stijn Mahieu e o segundo com assistência de Marco Palatino. Ainda antes do intervalo a Serrana reduziu para 2-1.
No segundo tempo esperava-se que os Veteranos do Bairro matassem o jogo e ampliassem o resultado, no entanto, e contra a corrente do jogo, os homens da Serrana marcaram, numa desatenção do meio campo com uma perda de bola negligente, e com a defesa a ser apanhada em contrapé… "empate no saco".
A reação foi tardia e o coração começou a mandar mais do que a cabeça. Como se já não bastasse algum descontrolo emocional, o árbitro da partida resolveu encerrar o encontro a cerca de 10 minutos do tempo regulamentar, tempo suficiente para que a equipa mais forte pudesse fazer a diferença.
A verdade é que rapidamente se passou à terceira parte e o resultado manteve-se. Foram poucos mas foram bons. Consta que a quarta parte foi ainda melhor em terras d`el rei e do Baleal ;)
_____________________________________________________________
13.º JOGO: BAIRRO BATE VG S. MARTINHO DO PORTO POR CLAROS 4-2
Estádio Municipal de Óbidos
9 de março de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Marco Conchinha, Elson Pereira, Luís Cláudio, Bruno Mateus, César Ferreira, Emanuel Beijinha, João Almeida, Daniel Silva, Vítor Santana, João Assunção, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Miguel Oliveira, Carlos Ferreira, Marco Palatino, Júlio Veludo.
Resultado: Veteranos do Bairro vs VG S. Martinho do Porto: 4-2
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-1 Carlos (Palatino); 2-1 Stijn (JP); 3-1 Stijn (Palatino); 4-2 João (César).
Mais um jogo, mais uma vitória na caminhada épica dos Veteranos do Bairro neste novo ano de 2019. No sábado 09 de março a equipa do Bairro recebeu e venceu as Velhas Glórias de São Martinho do Porto no Municipal de Óbidos e mais uma vez afirmou a sua grandeza dentro e fora do campo. Um dia excelente para a prática do futebol, com um relvado significativamente melhorado pelo município e com uma bela moldura humana a assistir (poucos mas bons;)
Os Veteranos do Bairro entraram logo a perder com um golo muito consentido a premiar a persistência dos homens de S. Martinho. Carlos Ferreira repôs a igualdade a passe de Marco Palatino, na sequência de um canto, e a reviravolta viria a acontecer, poucos minutos depois, por Stijn a passe de João Assunção. A supremacia dos Veteranos do Bairro ficou ainda mais evidente quando Stijn bisou na partida com um golo extraordinário. Palatino serviu e o Belga atirou a contar com um chapéu ao alcance apenas de futebolistas diferenciados.
Na segunda parte a Velha Guarda ainda reduziu para 3-2 mas João Almeida tirou todas as dúvidas ao faturar a passe de César Ferreira para o 4-2. Diga-se de passagem que João fez um golo apenas pois mostrou-se muito perdulário perante tantas oportunidades desperdiçadas. O resultado não mais viria a alterar-se, no entanto registo ainda para uma grande penalidade falhada para o S. Martinho com o jogador a ficar intimidado com postura guerreira de Ricardo Mateus e a atirar ao ferro.
Terceira parte ao nível dos anfitriões, extraordinária, grande e dinâmica num convívio intenso entre as três equipas (incluindo os árbitros convidados). Noite de boa gastronomia e de muita farra. A quarta parte é sempre intensa ;)
______________________________________________________________
12.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO EMPATAM NO CARTAXO
Estádio de Vila Chã de Ourique
2 de março de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Luís Cláudio, Ilídio Rei, Elson Pereira, Bruno Mateus, Nuno Gaio, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vítor Santana, Osvaldo Santos, Vasco Carlos, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Miguel Oliveira, Carlos Ferreira, Marco Palatino e Júlio Veludo.
Resultado: SL Cartaxo vs Veteranos do Bairro: 1-1
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Palatino (Stijn).
Em fim de semana de Carnaval os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Vila Chã de Ourique para defrontar o SL Cartaxo, dia 2 de março de 2019, num jogo com duas partes muito distintas. A primeira com domínio total da equipa obidense e a segunda com os homens do Cartaxo a fazerem valer o fator casa e a equilibrarem a balança.
Os Veteranos do Bairro entraram com muita confiança mas muito perdulários.
Pareciam caretos de Podence! Palatino foi a face do desperdício ao acertar por duas vezes no ferro entre as muitas oportunidades goradas.
Depois de inúmeras tentativas e de um avassalador ataque à equipa adversária, os homens do Bairro Senhora da Luz lá conseguiram materializar a sua superioridade com um golo de Palatino a passe de Stijn. Num lance de entendimento coletivo Stijn rasgou a defesa adversária colocando a bola à mercê de Palatino que, no momento certo, encostou e deu alguma justiça ao resultado.
A segunda parte foi completamente diferente, mudou o vento e mudou o sentido de jogo. O SL Cartaxo parece ter saído dos Balneários com vontade de se afirmar e de demonstrar que em casa mandam eles. Tiveram o domínio do jogo e a posse de bola mas com um futebol pouco eficaz e com poucas oportunidades de golo. Encostados no seu meio campo, os Veteranos do Bairro lá foram atrasando o inevitável golo e pelo meio falharam um par de oportunidades resultantes de contra-ataques rápidos.
No último minuto de jogo os veteranos do Cartaxo lá conseguiram o empate arrancado a ferros mas, verdade seja dita, justo e merecido.
A terceira parte foi mais uma vez excelente. Esta equipa do Cartaxo tem o dom da hospitalidade e proporcionou um intenso convívio entre duas equipas que se entenderam bem no campo mas que fizeram ainda melhor à mesa.
Um feliz Carnaval!
______________________________________________________________
11.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO TRIUNFAM EM ROMA COM BENÇÃO DO PAPA FRANCISCO
Estádio Pio XI - Cavalieri di Colombo
22 de fevereiro de 2019
Ficha Técnica: Francis Laflere, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Marco Conchinha, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vítor Santana, César Ferreira, João Assunção, David Adrião, Stijn Mahieu, Vasco Carlos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Resultado: Aliança Luso-brasileira (Itália) vs Veteranos do Bairro: 1-5
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Carlos (César); 2-0 Carlos (Stijn); 1-2 David Palatino; 1-3 Palatino (ressalto); 1-4 Luís (Palatino); 1-5 Palatino (Ilídio).
Os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Roma (Itália) para defrontar uma equipa local, Amici Della Chape, recentemente designada Aliança Luso-brasileira do Colégio Pontifício Português. O encontro disputou-se no Estádio Pio XI - ilustre Academia da AS Roma - e o resultado final cifrou-se num 1-5 triunfante para a equipa portuguesa.
Entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2019 os Veteranos do Bairro realizaram uma viagem a Roma num misto de desporto, cultura, espiritualidade e lazer. De Óbidos saiu uma comitiva de 30 pessoas, entre jogadores, famílias e alguns apoiantes.
Em Roma tinham à sua espera um ilustre e honroso anfitrião: o também obidense, e natural do Bairro Senhora da Luz, Padre David Palatino, representante da equipa romana. Um anfitrião multifacetado porque pôs em prática uma atividade resultante da sua formação de base, guiando o grupo pelos locais mais emblemáticos da cidade; porque jogou futebol, paixão partilhada com o irmão e com todos os Veteranos do Bairro; e porque abriu as portas da sua casa, do Vaticano e da cidade romana para partilhar connosco a sua fé e para celebrar a partilha e a amizade que une este fantástico grupo.
A equipa teve ainda a honra de ser recebida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e de receber uma benção apostólica do Papa Francisco.
Do jogo não há muito para contar pois as histórias que emergem dos 4 dias de estadia em Roma sobrepõem-se completamente ao aspecto competitivo. Fica apenas para os nossos registos os dois golos plenos de oportunidade de Carlos Ferreira servido por César e por Stijn, o golo do Capitão Luís Cláudio a passe de Palatino, o bis de Marco Palatino a passe de Ilídio e pelo meio, o golo de honra da equipa italiana, por ironia do destino, ou talvez não, a ser apontado por David Palatino.
Ficam na memória as visitas a monumentos distintos como são o Vaticano, o Coliseu, a Fonte di Trevi, o Panteão Romano, o Monte Palatino, a Piazza Campi de Fiori, ou o Monumento Vittorio Emanuel. Muitas foram as caminhadas ao longo das margens do rio Tibre, as refeições com pizza e pasta e os momentos de convívio e partilha.
Resta-nos agradecer a todos os que contribuíram para esta maravilhosa experiência e deixar uma mensagem de profunda gratidão à equipa do Padre David Palatino:
Vogliamo dirvi che è stato un grande onore per noi giocare con una squadra di uomini e giocatori così nobili. La lealtà e l'amicizia dimostrate nel campo di gioco hanno rivelato che hanno un grande cuore e allo stesso tempo un'enorme passione per Dio e... ovviamente... per il calcio.
Molte grazie per questa accoglienza. Grazie per aver condiviso le tue mozioni. Grazie mille per la tua amicizia. Ti aspettiamo in Portogallo quando e se deciderai di visitarci.
Grazie mille…
______________________________________________________________
10.º JOGO: BAIRRO RECEBE E VENCE COM JUSTIÇA O BOMBARRALENSE
Estádio Municipal de Óbidos
09 de fevereiro de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Marco Conchinha, Nuno Gaio, Daniel Silva, João Almeida, Osvaldo Santos, Vasco Carlos, Vítor Santana, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, César Ferreira, Rui Ferreira, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira e Marco Palatino
Resultado: Veteranos do Bairro vs SCE Bombarralense: 3-1
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências Veteranos do Bairro: 1-0 Stijn; 2-0 Palatino; 3-0 Palatino (Vasco).
Na tarde de 09 de fevereiro de 2019 os Veteranos do Bairro receberam os Veteranos do Bombarral no Municipal de Óbidos e assim disputaram o segundo jogo depois do empate a 4 no Bombarral.
Eis o encontro ideal para motivar as tropas para a viagem a Roma, jogo internacional agendado para o fim de fevereiro em Itália. Com uma convocatória massiva a ter 20 jogadores dos Veteranos do Bairro a entrar em campo, e mais alguns na preparação e receção ao adversário, este encontro demonstrou a união e a força deste grupo.
Um jogo muito calculista com as duas equipas a estudarem-se mutuamente num ritmo lento e nalguns momentos até aborrecido. Logo de inicio se percebeu que a tarefa não seria fácil pois as equipas não arriscavam, trocando muito a bola no meio campo e os lances de golo tardavam em aparecer.
A mudança surge com o primeiro tento dos Veteranos do Bairro. A partir daí o jogo tornou-se intenso com as duas equipas a disputar, até ao último folego, cada lance. Palatino sofreu falta à entrada da área, na sequência Carlos introduz a bola na baliza mas o árbitro ordenou a marcação de livre direto. Stijn, exímio marcador de livres, tirou as medidas e de forma fria e algo cínica bateu para o fundo das redes, fazendo parecer que é fácil, num lance simples e belo.
O 2-0 surgiu imediatamente a seguir. Na reposição de bola a meio campo Palatino rouba a bola ao adversário e de muito longe desfeiteia o guarda-redes do Bombarralense que estava muito adiantado, num lance pleno de oportunidade. Um golo à Palatino!
Ao intervalo o marcador assinalava o 2-0 mas o melhor estava para chegar. A meio da segunda parte Vasco lança Palatino que atira a contar para o bis e para o 3-0. Mais um golo de levantar o estádio! Um chapéu monumental com a direção, força e precisão apenas ao alcance dos predestinados!
A equipa do Bombarral ainda fez o ponto de honra, com justiça, na conversão de uma grande penalidade. O resultado terminaria com um 3-1 favorável aos homens da casa que assim se inspiram e se motivam para o jogo com os Amici Della Chape em Roma.
A terceira parte foi intensa e duradoura, com o salão do Sport Clube do Bairro completamente cheio. A noite teve um brilho especial pela presença de inúmeras crianças que brincaram, riram e correram, contribuindo para o ambiente de alegria que se sentiu durante todo o jantar.
______________________________________________________________
9.º JOGO: BAIRRO EXIBE CLASSE EM AVEIRO EM NOITE DE GRANDES GOLOS
Estádio do Bom Sucesso
26 de janeiro de 2019
Ficha Técnica: Francis Laflere, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Elson Pereira, Emanuel Beijinha, João Almeida, Daniel Silva, Vítor Santana, João Assunção, Vasco Carlos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira, Júlio Veludo.
Resultado: Bom Sucesso vs Veteranos do Bairro: 1-3
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências Veteranos do Bairro: 1-0 Carlos (Vasco); 2-0 Daniel (JP); 3-0 João (Miguel).
Os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Aveiro para defrontar os Veteranos do Bom Sucesso no último sábado, dia 26 de janeiro de 2019, num relvado com excelentes condições. O inicio de jogo ficou marcado por um intenso nevoeiro que se foi dissipando com o desenrolar do encontro.
Os Veteranos do Bairro, embora desfalcados no meio campo, acabaram por fazer um jogo enorme, passeando a sua classe ao longo de 80 minutos recheados de jogadas de elevado recorte técnico-tático e golos colossais.
A estratégia da equipa obidense foi inteligente e cirúrgica no modo como abordou o jogo, esperando pelo adversário e apostando na profundidade, com passes longos a surpreender a defesa adversária, ora pelas alas ora pelo meio. Com uma defesa sólida a não dar espaço para remates, com destaque para Elson e Luís pela segurança e consistência, e com os dois trincos Ilídio e Vasco a fechar todos os espaços e a lançar contra-ataques letais. Um desenho tático irrepreensível!
O resultado teimava em não descolar do 0-0 até que do nevoeiro emergiu uma verdadeira obra de arte, como que de D. Sebastião se tratasse, Vasco aponta o canto largo e Carlos, num lance de génio, a armar o remate à meia volta, sem deixar a bola cair, coloca-a no cantinho onde dorme a coruja. Simplesmente brilhante para um jogador que precisa de marcar para se automotivar.
Ainda na primeira parte, mais um lance brilhante, mais um golo, mais uma surpresa, com Daniel a assaltar a baliza aveirense à bomba, com um valente tiro de fora da área, em zona frontal, depois de um cínico amorti de JP. As duas equipas rumaram aos balneários com um 0-2 no marcador.
A segunda parte foi pautada pela velocidade nas alas, com Rui, Beijinha e Carlos a fazerem em água as cabeças dos laterais adversários e a obrigar a faltas sucessivas. Palatino, Miguel e João jogavam no erro adversário, pressionando alto e espalhando o pânico no seio da defesa do Bom Sucesso. Foi numa jogada de insistência que Miguel e João fabricaram o terceiro golo, após um roubo de bola e uma triangulação perfeita, Miguel atira à barra e João, pleno de oportunidade, surgiu a concretizar de cabeça. Destaque ainda para Francis que se mostrou muito seguro entre os postes, para o pulmão da equipa que foi Vítor Santana e para a estreia do jovem Júlio Veludo, que aos 67 anos surge como reforço de Inverno dos Veteranos do Bairro.
A equipa de Aveiro ainda reduziu para 1-3 mas nada pôde fazer perante o poderio e a evidente supremacia dos homens do oeste. Grande jogo, bela exibição e enorme demonstração tática, crer, perseverança e desportismo.
Uma terceira parte excelente, no Restaurante Columbófilo na Gafanha d`Aquém, com um convívio magnifico entre elementos das duas equipas. Um bem-haja aos dois grandes anfitriões Tendinha e Monteiro.
______________________________________________________________
8.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO VENCEM A POCARIÇA NO 1.º DUELO DE 2019 E TAMBÉM 1.º ENTRE AS DUAS EQUIPAS
Estádio Municipal de Óbidos
12 de janeiro de 2019
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Luís Cláudio, Elson Pereira, Ilídio Rei, Marco Conchinha, Emanuel Beijinha, Osvaldo Santos, Daniel Silva, Vítor Santana, César Ferreira, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Vasco Carlos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos do Bairro vs CPR Pocariça: 4-3
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 Miguel (Stijn); 2-0 César (Stijn); 3-2 Palatino (penalty); 4-3 Palatino (Stijn).
Os Veteranos do Bairro receberam e venceram no último sábado, dia 12 de janeiro de 2019, os Veteranos da Pocariça no Municipal de Óbidos tendo materializado, com 4 golos, uma verdadeira batalha num resultado incerto até ao último minuto.
Foi o primeiro encontro de 2019 e a primeira vez que estas duas equipas se encontraram. Uma entrada de rompante dos Veteranos do Bairro a chegar com alguma facilidade ao 2-0 e a fazer crer, inicialmente, que iria ser um jogo tranquilo.
Rapidamente a partida se tornou algo quezilenta, com muitas reclamações de parte a parte e com o ambiente a ficar verdadeiramente cinzento. Perante tanto descontrolo emocional a equipa do Bairro deixou-se ir na "conversa" e acabou por consentir dois golos. Chegou novamente à vantagem e novamente se deixou empatar. Nos minutos finais Palatino acabou por restabelecer a vantagem e garantir a vitória para os Veteranos do Bairro por 4-3.
O jogo foi muito interessante do ponto de vista técnico e tático com os jogadores a brindarem o público com 7 golos e muito suspense até ao último folego. Embora com muita conversa, percebeu-se que ambas as equipas praticam um belíssimo futebol, encaixando desportivamente na perfeição. Foi um jogo limpo e sem entradas duras. Um duelo verdadeiramente leal.
Destaque para as 3 assistências para golo de Stijn Mahieu e dos 2 golos do inevitável Palatino. Miguel voltou com naturalidade aos golos e César acabou também por picar o ponto. Simplesmente brilhante!
A terceira parte aconteceu, como quase sempre, no salão do Sport Clube do Bairro, Bairro Senhora da Luz. Depois do ambiente cinzento dentro do campo, esta última parte ganhou um colorido especial pelo caráter que os homens da Pocariça demonstraram. Com um espírito de Grandes Veteranos mostraram que vieram a Óbidos para passar um bom "bocado" e partilhar a sua amizade e companheirismo! Excelente convívio! Um feliz ano de 2019 para todos! Votos de enormes desafios, muitas conquistas, saúde, paz e muito amor!
______________________________________________________________
7.º JOGO: BAIRRO PERDE EM CARVIDE COM TRAVO A INJUSTIÇA
Estádio de Outeiro da Fonte - Carvide
15 de dezembro de 2018
Ficha Técnica: Francis Laflere, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Bruno Mateus, Osvaldo Santos, Norberto Machado, Nuno Gaio, Vítor Santana, Vasco Carlos, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos de Carvide vs Veteranos do Bairro: 3-2
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências Veteranos do Bairro: 2-1 Norberto (Nuno Gaio); 3-2 Palatino (livre).
Na tarde de 15 de dezembro de 2018 os Veteranos do Bairro deslocaram-se ao campo do Outeiro da Fonte para defrontar a equipa do Carvide e assim disputar mais um jogo com um grupo de amigos de longa data.
O jogo acabou por ser normal não fossem alguns detalhes a retirar verdade ao resultado. O mais importante ficou assegurado que foi a cumplicidade e amizade entre elementos das duas equipas.
Com o plantel completamente desfalcado e com lesionados de última hora a equipa obidense apresentou-se no relvado com algumas fragilidades, nomeadamente com a impossibilidade de poder rodar e refrescar o grupo com a entrada de novos elementos.
Os veteranos de Carvide desde cedo demonstraram querer vencer o jogo "vingando" os últimos resultados nos confrontos diretos. Com um arbitro habilidoso e com fiscais de linha a intervir quando dava jeito lá conseguiram "ficar com a taça". A história que une estes dois conjuntos talvez tivesse merecido outra dignidade.
Relativamente aos golos, o primeiro (2-1) foi mais um hino ao futebol com o convidado Norberto Machado, ao ritmo de Nuno Gaio, a brilhar perante um guarda-redes completamente vergado pelo majestoso chapéu efetuado. O 3-1 resultou de um penalti fantasma a favor do Carvide. O 3-2 viria a ser apontado por Marco Palatino na conversão irrepreensível de um livre direto, mais em força do que em jeito, mas a fuzilar verdadeiramente as redes adversárias - uma bomba.
Pelo meio, um penalti inexistente a favor do Carvide, um penalti por marcar a favor dos Veteranos do Bairro (que poderia ter dado o 3-3) e um par de foras de jogo em lances de golo eminente para a equipa de Óbidos…
Terceira parte mais contida do que o habitual mas igualmente digna de um convívio entre duas equipas amigas que se respeitam mutuamente e que continuarão a elevar o desporto rei.
______________________________________________________________
6.º JOGO: BAIRRO VENCE VELHA GUARDA S. MARTINHO EM JOGO RENHIDO
Estádio de Alfeizerão
17 de novembro de 2018
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Marco Conchinha, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Vítor Santana, João Assunção, Vasco Carlos, David Adrião, Moisés Ferro, César Ferreira, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Resultado: VGS S. Martinho vs Veteranos do Bairro: 1-2
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências Veteranos do Bairro: 1-0 Carlos (César); 2-0 Palatino (Stijn).
Os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Alfeizerão para defrontar, pela primeira vez na sua história, a Velha Guarda de São Martinho do Porto no último sábado, dia 17 de novembro de 2018, num relvado com excelentes condições e com um tempo extraordinário para a prática desportiva.
Os Veteranos do Bairro rapidamente se quiseram afirmar e demonstrar que estavam ali para pôr em prática o seu melhor futebol e, de algum modo, para impor uma eventual superioridade, aspeto que se viria a confirmar ao longo dos 90 minutos de jogo através da produção futebolística.
Os golos da equipa forasteira aconteceram ambos na primeira parte em dois lances plenos de oportunidade e exemplos perfeitos do entrosamento, pragmatismo e eficiência de uma equipa enorme - OS VETERANOS DO BAIRRO!
O primeiro golo surgiu fruto de um trabalho intenso e perseverante de César Ferreira que se livrou dos adversários e deixou a bola prontinha a ser tocada para o fundo das redes por Carlos Ferreira que, no lugar certo, à hora certa e com a força necessária, encostou para o tento inaugural.
O segundo golo nasceu num lance normalíssimo para qualquer jogo de futebol em que um centra e outro cabeceia para golo, no entanto este foi diferente pois a jogada é marcada por um timing e uma geometria perfeitas, ao alcance apenas dos predestinados! Stijn Mahieu coloca, com régua e esquadro, no coração da área e Palatino, a voar entre os centrais, cabeceou o esférico para um tento sem espinhas.
O S. Martinho demonstrou ter uma excelente equipa, aguerrida e durinha mas sem argumentos (neste jogo) para contrariar a superioridade dos homens do Bairro.
Uma terceira parte excelente, no Restaurante O Cortiço, com um convívio magnifico entre elementos das duas equipas e com uma quarta parte no Oceano Bar, em S. Martinho do Porto, ao som de uma banda magnifica, de seu nome TRI-REX.
______________________________________________________________
5.º JOGO: VETERANOS DO BAIRRO GOLEIAM A SERRANA EM CASA
Estádio Municipal de Óbidos
27 de outubro de 2018
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Francis Laflere, João Almeida, Luís Cláudio, Marco Conchinha, Ilídio Rei, Bruno Mateus, Daniel Silva, Emanuel Beijinha, Vítor Santana, João Assunção, César Ferreira, Vasco Carlos, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Resultado: Veteranos do Bairro vs Serrana: 5-0
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-0 César (Palatino); 2-0 João (Conchinha); 3-0 Vasco; 4-0 Cláudio (Bruno); 5-0 Conchinha (César).
Os Veteranos do Bairro receberam e venceram no último sábado, dia 27 de outubro, os Veteranos da Serrana no Municipal de Óbidos tendo materializado, com 5 golos, uma belíssima prestação ao longo de 80 minutos de jogo.
A partida começou equilibrada, no entanto a equipa do Bairro Senhora Luz rapidamente se superiorizou, inaugurando o marador por César Ferreira a passe de Palatino. Este último recuperou a bola no miolo, tabelou com Vasco e isolou César para o tiro fatal. O segundo golo dos da casa surgiu com naturalidade tal era a supremacia perante uma Serrana apagada e algo quezilenta. Conchinha mete a bola em profundidade, João Almeida, num raide estonteante, alcançou o esférico e na cara do guarda-redes não falhou.
A equipa da Serra del Rei resignou-se, como que baixando os braços, com o terceiro golo dos Veteranos do Bairro. Vasco fez cair qualquer réstia de esperança dos serranos ao apontar superiormente um livre direto a cerca de 30 metros da baliza adversária. Quando nada o faria prever chutou, num misto de técnica e força, e colocou a bola no buraco da agulha.
O 4-0 aconteceu num lance insólito com os protagonistas a serem os dois centrais da equipa que estava a atacar. Bruno Mateus recebeu na área, bombeou para a baliza e Luís Cláudio, pleno de oportunidade, rematou a bola que sobrou do guarda-redes. No sitio certo à hora certa!
A contagem ficou fechada com um 5-0 justo, pelo que aconteceu dentro do campo e também pelo facto de premiar um jogador que tudo fez para marcar. Após grande jogada de César pela direita, a ir à linha de fundo e a cruzar rasteiro, para um golo sem espinhas de Marco Conchinha a encostar dentro da pequena área.
A terceira parte aconteceu no salão do Sport Clube do Bairro, Bairro Senhora da Luz e... mais do mesmo nas receções dos Veteranos do Bairro: bom convívio, boa comida, muita bebida... A receita do costume!
______________________________________________________________
4.º JOGO: BAIRRO ARRANCA (A FERROS) EMPATE NO BOMBARRAL
Estádio Municipal do Bombarral
13 de outubro de 2018
Resultado: SCE Bombarralense vs Veteranos do Bairro : 4-4
Ficha Técnica: Francis Laflere, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Marco Conchinha, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Osvaldo Santos, César Ferreira, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Vasco Carlos, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-1 Palatino (César); 4-2 Carlos (Stijn); 4-3 Stijn; 4-4 Stijn.
Os Veteranos do Bairro deslocaram-se ao Bombarral no passado sábado, dia 13 de outubro de 2018, para defrontar pela primeira vez o SCE Bombarralense. Foi o primeiro encontros destas duas formações mas o reencontro de muitos jogadores que se cruzaram, ao longo da carreira, enquanto colegas ou adversários.
O jogo foi pautado pelo som e ritmo do furacão Leslie naquela que foi a estreia absoluta de um novo guardião dos Veteranos do Bairro, o internacional belga Francis Laflere. Ricardo continua a recuperar de uma lesão.
Mais uma entrada em falso da equipa obidense que sofreu um golo no primeiro remate à sua baliza. Os Bombarralenses só saiam do seu meio campo pela certa pertencendo a inciativa de jogo exclusivamente aos Veteranos do Bairro.
1-1 Num canto teleguiado de César, Palatino surgiu oportuno, como sempre, a fuzilar o guarda-redes do Bombarral junto ao segundo poste. Entretanto o vento começou a soprar com mais intensidade e, possivelmente retirando visibilidade ao trio de arbitragem, e os Veteranos do Bombarral aproveitaram para chegar aos 4 golos a seu favor, todos em jogadas de contra-ataque e alguns com posições duvidosas dos avançados.
A resiliência, perseverança e persistência, sendo caraterísticas dos Veteranos do Bairro, catapultaram a equipa para a eminente remontada. 4-2 Stijn rematou à trave e Carlos, num lance pleno de oportunidade, reduziu. 4-3 Stijn agigantou-se na marcação irrepreensível de um livre direto de levantar o estádio. O 4-4 surgiu a 10 minutos do fim na marcação de um golo olímpico a fazer lembrar o cantinho do Morais. E só não apareceu o quinto porque as condições atmosféricas e o cansaço o impediram.
A terceira parte foi espetacular no Restaurante O Pão, com boa comida, muita bebida e um enorme convívio. A quarta parte foi toda do furacão Leslie... muitos estragos!
______________________________________________________________
2.º e 3.º JOGOS: II Torneio Trinagular Veteranos do Bairro
Estádio Municipal de Óbidos
22 de setembro de 2018
Resultados:
Veteranos do Bairro vs Vitória de Setúbal: 2-3
Veteranos do Bairro vs Desportivo de Tondela: 0-2
Clube Desportivo de Tondela vs Vitória de Setúbal: 0-3
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Marco Conchinha, Emanuel Beijinha, Daniel Silva, Osvaldo Santos, David Adrião, César Ferreira, João Assunção, Moisés Ferro, Stijn Mahieu, Vítor Santana, Vasco Carlos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira.
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências dos Veteranos do Bairro: 1-1 Palatino (César); 2-2 César (Stijn).
Óbidos recebeu no passado sábado, dia 22 de setembro de 2018, no Estádio Municipal, a segunda edição do Torneio Triangular dos Veteranos do Bairro.
O evento contou com a participação de três grandes equipas, nomeadamente a equipa anfitriã, uma referência do oeste; os Veteranos do Clube Desportivo de Tondela, representados por uma comitiva de cerca de 40 pessoas, com destaque para antigos craques da equipa principal do clube beirão; e as velhas glórias do Vitória de Setúbal com a presença de homens que ostentaram, durante anos, o símbolo do Vitória na primeira liga, como exemplos: Vítor Madeira, Chainho, Rosário, entre outros…
O Torneio teve, na sua abertura, a presença do Sr. Presidente do Município de Óbidos, Engenheiro Humberto Marques e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, João Rodrigues.
Neste tipo de eventos os resultados desportivos são o que menos interessa, no entanto há sempre a curiosidade relativamente ao desfecho dos jogos realizados. Embora com resultados distintos, as partidas foram equilibradas, não se notando uma supremacia exacerbada por parte de qualquer equipa.
JOGO 1 – Veteranos do Bairro vs Vitória de Setúbal
O torneio abriu com um sempre aliciante Bairro vs Vitória de Setúbal. O jogo foi rasgadinho e muito equilibrado com as duas equipas a demonstrarem vontade de vencer. A primeira grande oportunidade surgiu na área do Vitória, num lance flagrante de Carlos que não teve nem arte nem mestria para tocar a bola para o fundo das redes e a falhar, no coração da área, aquele que poderia ter sido o primeiro golo do torneio.
0-1 Setúbal. E como quem não marca sofre, logo de seguida surgiu o 0-1 para o Setúbal.
1-1 Palatino (César). Os Veteranos do Bairro recompuseram-se e empataram a partida numa jogada pelo lado direito, com passe de César a rasgar toda a defesa, e com Palatino a rematar de primeira, num misto de magia e acrobacia a dar justiça ao resultado.
1-2 Setúbal. A equipa do Sado acabou por passar novamente para a frente do marcador no momento mais quezilento do encontro. Na marcação rápida de um livre e com os obidenses completamente distraídos o avançado sadino não perdoou.
2-2 César (Stijn). Novamente o empate no Municipal de Óbidos com Stijn a receber a bola no meio campo e a tocar para o lado, surgindo César a fazer um golo de antologia. Ao ver o guarda redes adversário armou o remate e, em jeito e com a força necessária, desfeiteou o keeper do Vitória de Setúbal.
2-3 Setúbal. No derradeiro lance da partida o Setúbal fez o golo da vitória, na marcação de uma grande penalidade, na sequência de um lance infeliz e algo ingénuo de Miguel que derrubou Rosário na grande área.
JOGO 2 – Veteranos do Bairro vs Desportivo de Tondela
O segundo jogo foi bastante equilibrado e o resultado, embora justo, acabou por ser um pouco enganador. Na primeira parte as duas equipas anularam-se uma à outra chegando ao intervalo com o marcador em 0-0.
Na segunda parte os Veteranos do Bairro acusaram o cansaço de duas partidas seguidas e o Tondela superiorizou-se com dois golos de rajada e a demonstrar toda a sua qualidade. Destaque para o grande golo de Marinho, primeiro da partida.
JOGO 3 – Vitória de Setúbal vs Desportivo de Tondela
O terceiro jogo foi o que teve o resultado mais desnivelado, no entanto o equilíbrio
entre as duas equipas também foi uma constante. Os Vitorianos marcaram três
golos mas os beirões só não marcaram porque falharam uma grande penalidade
e não concretizaram um par de oportunidades flagrantes. O resultado
terminou num 3-0, algo exagerado mas merecido, para aquela que é uma das
melhores equipas de veteranos de Portugal
O Torneio foi um sucesso e terminou com um enorme convívio na sede do
Sport Clube do Bairro, no Bairro Senhora da Luz, com um jantar que reuniu à mesa
cerca de 100 pessoas e que contou com a presença do Sr. Vereador do Município
de Óbidos, José Pereira.
As equipas visitantes saíram de Óbidos muito satisfeitas com a receção e hospitalidade que os Veteranos e o Sport Clube do Bairro
lhes proporcionaram. Outros encontros virão com os Veteranos do Bairro a apontar para novas aventuras e grandes conquistas!
______________________________________________________________
1.º JOGO: (08 de setembro de 2018):
BAIRRO DESLOCOU-SE A ESPANHA PARA GOLEAR O EL ARENAL
Veteranos de El Arenal – 2
Veteranos do Bairro – 5
Ficha Técnica: Ricardo Mateus, Ilídio Rei, Luís Cláudio, Elson Pereira, David Adrião, César Ferreira, Vítor Santana, Moisés Ferro, Vasco Carlos, Rui Ferreira, Marco Palatino, Carlos Ferreira, Miguel Oliveira e João Paulo.
Equipa técnica: Marco Palatino e Miguel Oliveira.
Marcadores e assistências: 1-0 Palatino (Vasco); 2-0 Palatino (César); 3-0 Palatino (Adrião); 4-2 Moisés (Palatino); 5-2 Moisés (Luís).
Na abertura oficial da época os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Espanha para defrontar o El Arenal. Foi uma estreia internacional acima das expetativas uma vez que esta deslocação foi mais do que a disputa de um jogo, foi um reencontro com velhos e bons amigos, foi uma festa de e em família, foi uma manifestação de carinho e respeito mútuo entre duas equipas de países diferentes mas com valores, postura perante a vida e carater tão semelhantes.
De Óbidos saiu uma comitiva de quarenta pessoas, entre jogadores, equipa técnica, dirigentes, mulheres e crianças para um fim de semana brilhante. Todos tiveram a oportunidade de conhecer El Arenal nas montanhas da Serra de Gredos, a quase 1000 metros de altitude, na província de Ávila, região de Castilla y León. Puderam desfrutar das belas paisagens serranas, das quedas de água, das piscinas naturais, da gastronomia e das festividades daquela pequena vila.
Relativamente ao jogo, mais uma vez o menos importante deste encontro, mas com um significado especial para quem gosta do desporto rei e para quem acompanha a carreira dos Veteranos do Bairro, venceu a equipa forasteira por expressivos 5-2.
A história do jogo começa com duas oportunidades flagrantes dos Veteranos do Bairro, uma por César e a outra, num remate ao poste, por João Paulo. Vieram então dois golos madrugadores de Marco Palatino a mostrar a razão da bota de ouro da época passada. O primeiro resultou de uma jogada de insistência de Vasco Carlos com Palatino a receber a bola, a tirar um adversário do caminho e a desferir um remate de média distância, limpo e colocado. Palatino viria a bisar no decorrer ainda da primeira parte após passe brilhante de César Ferreira a rasgar toda a defesa adversária.
O resultado ao intervalo fixava-se no 0-2 e só pecava por escasso. No inicio da segunda parte Palatino completou o hat trick a passe do irrequieto Adrião com mais um golo de belo efeito. A equipa de Óbidos passou então por um período de desacerto com inúmeros golos falhados a moralizar os espanhóis que aproveitaram para fazer dois golos. O primeiro após defesa incompleta de Ricardo e o segundo, a levantar muitas dúvidas, com dois jogadores do El Arenal adiantados na cara de Ricardo. O VAR viria a confirmar a posição legal do jogador que finalizou e a validar o 2-3.
Os Veteranos do Bairro voltaram ao jogo e Moisés Ferro abriu o livro com dois golos de bandeira. Marcou primeiro a passe de Palatino e depois a passe do capitão Luís Filipe num remate fora da área ao angulo superior direito da baliza espanhola.
A terceira parte foi, mais uma vez, uma grande festa em El Arenal, num almoço que durou até às 18h. Cerca de 100 pessoas juntas à mesa para comer e conviver. Foi mais um encontro que irá perdurar na memória dos dois grupos pela dinâmica de todo o fim de semana, nomeadamente pela oportunidade que os obidenses tiveram para conhecer a vila e alguns locais da região espanhola, pela gastronomia, pelas paisagens extraordinárias, pelo futebol e pela enorme amizade que ficou espelhada nos diálogos, na partilha, na confraternização... nas relações estabelecidas.
Um grande bem-haja às gentes do El Arenal!
____________________________________________________________________________________________________________________________