Os Galáticos de Óbidos
Nascido em 1978, Francis é um guarda-redes de elevada estatura e com uma margem de progressão enorme. O reforço de 2018. Chegou à equipa vindo da formação do Brugge FC e a mostrar dotes de estrela, tal foi o protagonismo no jogo de estreia. Ágil e leve entre os postes consegue voos excepcionais. Com um estilo muito parecido com Michel Preud'homme… só que mais alto, mais espetacular e mais forte no jogo de pés, tem na sua generosidade o pilar do seu sucesso. A última promessa da equipa...
Nascido em 1972, é o grande capitão de equipa. Trata-se de um defesa central que todas as equipas gostariam de ter no seu eixo defensivo. Forte e combativo não falha um lance. É um gigante no jogo aéreo limpando tudo o que há para limpar. Não vira a cara a nenhum lance, jogando com grande espírito de solidariedade para com os colegas. Faz lembrar o poderoso Franco Baresi. Sobe com facilidade à área adversária nos lances de bola parada conseguindo ser mais eficaz que muitos avançados. É o líder!
Nascido em 1980, é um jogador polivalente que pode ocupar todas as posições da defesa. É forte fisicamente, possante, inteligente e evoluído taticamente. Dá agressividade à equipa nas transições defesa ataque. É um jogador incansável que pode correr quilómetros durante uma partida. Quem vê Elson a jogar lembra-se imediatamente do grande Fabio Cannavarro. Uma força da natureza, um homem e um jogador invejável.
Nascido em 1985, é um pulmão enorme no centro da defesa do Bairro. É a grande e sonante aquisição da época 22-23. Dono de uma técnica fantástica e de um sentido tático irrepreensível, faz do seu poder de explosão a sua melhor arma. Aguerrido, destrói muito jogo adversário subindo no terreno com inteligência. Acrescenta maturidade e tranquilidade à equipa e pode ser letal dentro da área adversária. É mais um todo o terreno a fazer lembrar Paolo Maldini, embora superior na técnica e velocidade.
Nascido em 1983, Nuno depois de estar à experiência é o primeiro reforço para a época 2022/23. Lateral de raiz pode ocupar qualquer lugar na defesa sem que a equipa perca qualidade. A mestria técnica permite-lhe pisar terrenos mais avançados com subtileza e segurança. A magia que apresenta a cada jogo faz lembrar Ronaldinho Gaúcho mas o pragmatismo é do Marcelo. A intensidade que impõe no seu jogo e uma atitude irreverente (e por vezes no limite) fazem dele um adversário temível.
Nascido em 1978, é também um jogador polivalente. Pode ocupar a esquerda da defesa como pode subir no terreno e ocupar o lugar de estremo. Nas últimas épocas tem jogado no centro da defesa e tem sido uma agradável surpresa. O seu rigor defensivo permite-lhe fazer grandes jogos. Exibe rasgos semelhantes aos de Maldini (pai). Forte fisicamente, “raçudo”, raramente perde um lance no corpo a corpo. É seguro e autoritário.
Nascido em 1979, é muito, muito mais, mas mesmo muito mais do que um defesa lateral. Com uma técnica acima da média, defende bem mas ataca melhor. Envolve-se frequentemente em jogadas de ataque e cria muito perigo junto da baliza adversária. Solidário a defender é especialista a sair da defesa com a bola controlada. A sua referência é o antigo craque Roberto Carlos pelo poder ofensivo que emprestava à equipa, no entanto Beijinha tem um remate bem mais poderoso...
Nascido em 1980, é um lateral capaz de fazer todo o corredor esquerdo. Dono de uma força e uma garra consideráveis, é muito forte a defender e ao mesmo tempo lesto a atacar. Disfarça a sua estatura com um estilo de jogo duro e aguerrido. Ultimamente tem sido um trinco imperioso na equipa. Um estilo semelhante ao da velha glória do Bayern de Munique, Bixente Lizarazu, pela delicadeza com que desarma os avançados adversários, mas mais parecido com Andreas Brehme pela forma letal como ataca.
Nascido em 1993, é um jogador polivalente. Joga preferencialmente a defesa direito mas pode jogar a médio, avançado e até a guarda-redes. Apesar da sua tenra idade, quando comparado com a maior parte dos jogadores do plantel, apresenta uma maturidade e confiança ao alcance de muito poucos. É rápido e quer sempre ter a bola nos pés. É audaz na disputa dos lances e inteligente a pautar o jogo. Tem um estilo inconfundível a fazer lembrar o mítico príncipe do Barnabéu de seu nome Redondo.
Nascido em 1965, era um defesa à antiga, continua a ser caraterizado pela raça a defender e pela subtileza com que sobe no terreno. O meio século de idade faz inveja a muitos jogadores de 20 anos. A fazer lembrar Camacho consegue desarmar com facilidade soltando com rapidez a bola para o ataque. Já não é uma promessa mas sim um valor seguro. Á semelhança de outros jogadores a idade fez com que tivesse que se adaptar a posições mais avançadas e de menor desgaste. É um exemplo para os mais novos.
Nascido em 1982, é um flanqueador de excelência, pequeno e largo, mas muito possante e lutador. A garra com que aborda os lances é natural não dando uma jogada por perdida. A integração do Rui Andrade acrescenta muito valor ao plantel pelas caraterísticas únicas que possui. É um jogador de equipa, polivalente e faz o corredor a alta velocidade. Faz lembrar Paulo Futre, brilha com a magia dos seus dribles em velocidade e, tal como o seu ídolo, tem um pé mágico e outro… cego.
Nascido em 1969, é um médio de excelência. Um jogador combativo e incansável. Defende bem, ataca bem, assiste como nenhum outro, não falhando um passe. É exímio na recuperação de bolas e muito rápido nas transições para o ataque. Uma referência em campo. Um médio que ataca como se de um avançado se tratasse. Pode ser um finalizador de excelência se jogar em posições mais adiantadas no terreno. Faz muito lembrar o eterno Rivaldo tanto fisicamente como no modo como joga e faz jogar.
Nascido em 1975, afirmou-se como trinco, no entanto pode ser um médio ofensivo de grande classe. Autoritário e líder no primeiro terço do terreno é exímio nas saídas para o ataque com a bola controlada. É duro com os adversários e indisciplinado por natureza. Tal como Lothar Matthäus, foi contratado para ocupar lugares mais adiantados no terreno mas rapidamente se afirmou como um número 6 de grande categoria. A idade volta a devolvê-lo ao ataque onde é feroz e pode ser letal.
Nascido em 1987, é um médio de uma elegância extrema. Enche o campo com a sua técnica, rigor posicional e classe. Trata-se de um estratega nato talhado para os grandes palcos. Perfuma o campo com lances de belo efeito a fazer lembrar Alfredo di Stefano. Os seus passes, controle e disciplina são brilhantes. Um jogador muito observado pelos tubarões europeus mas que insiste em ficar por preferir os valores dos Veteranos do Bairro.
Nascido em 1979, Norbas, como é conhecido, é um médio de classe mundial. Tranquilo, seguro e rápido a pensar, desenha os lances de forma soberba. É o jogador que todas as equipas querem ter no balneário, divertido, ousado e um pouco louco. O estilo discreto faz lembra Xavi “um dos melhores médios de sempre, (…) um jogador fundamental na manobra de uma das grandes equipas da história”. O excesso de discrição nas últimas épocas tem afetado de forma nefasta a sua afirmação definitiva na equipa.
Nascido em 1975, mais conhecido por JP, é um médio ofensivo de grande categoria técnica. A classe denota que tem a escola de Coimbra. Joga com grande rigor tático e é preciso no passe. O aparente individualismo traz maior domínio e posse de bola à equipa. Estilo muito próximo de Thierry Henry, consegue lances só comparáveis à lenda Romário. JP é enorme e espetacular no um contra um. O seu drible é poderoso e por vezes estonteante. É irreverente e capaz de inventar lances de génio.
Nascido em 1985, é 1 médio ofensivo fino (1 aristocrata da bola) talvez o jogador mais evoluído tecnicamente da equipa. Trata-se d um jogador de grande classe, que enche o campo com um futebol muito atrativo. Muito criativo, inventa lances e linhas d passe ao alcance de muito poucos. Consegue subir no terreno e aparecer com frequência na zona d finalização. Muito parecido com Zinédine Zidane, mas melhor e com mais cabelo! É rápido, inteligente... e agressivo quando é necessário. Mais uma estrela
Nascido em 1985, é um pulmão no meio campo dos Veteranos do Bairro. Dono de uma técnica primorosa faz do seu sentido tático e posicional a sua melhor arma. Destrói muito jogo adversário mas constrói a grande velocidade. A sua capacidade ofensiva faz com que avance com rapidez no terreno e surja a servir com generosidade os avançados. É um todo o terreno a fazer lembrar Makelele, embora ainda mais ofensivo e mais possante.
Nascido em 1982, é o reforço de peso. Formado nas escolas do Brugge FC, demonstra uma mestria inigualável na construção de jogo. Enche o meio campo, é rápido nas transições e inteligente nas variações de flanco. Certeiro no passe e letal na finalização. Quem conhece o futebol belga e o vê jogar lembra-se inevitavelmente do lendário Príncipe Enzo Scifo, no entanto a sua organização e criatividade é apenas comparável à de Eden Hazard. Stijn ganha-lhe na magia, rapidez, jogo aéreo e finalização.
Nascido em 1980, é um extremo rapidíssimo. Mais um ferrari da equipa. A velocidade que imprime no jogo é de grande valia. Rigoroso taticamente e forte no um contra um, consegue recuperar lances que a maior parte daria como perdidos. Um lutador incansável. Rui revela muita classe no modo como domina a bola sendo capaz de remates sensacionais. A fazer lembrar David Beckham, pela elegância com que joga, intimida qualquer adversário com a sua rapidez e generosidade.
Nascido em 1977, deixou uma carreira recheada de boas experiências, títulos e muitos golos. É a estrela cintilante do plantel. Muito eficaz, Marco é um avançado de raça que consegue golos sensacionais. De remate fácil e solidário com os colegas. Rápido de movimentos e tecnicamente muito evoluído é um quebra-cabeças para os adversários. O seu estilo faz lembrar o mito Marco Van Bastan. Mas o Marco cá do Bairro supera-o na técnica, criatividade e eficácia na hora de faturar.
Nascido em 1981, é um jogador de grande valia. É lesto a defender, antecipando-se aos adversários, e super mega rápido a atacar. Consegue acrescentar valor à equipa com o grande rigor posicional que empresta ao jogo. É dono de um remate portentoso e muito difícil de defender pelos guarda-redes adversários. É solidário e de caráter vincado. João faz lembrar Ronaldo o fenómeno mas mais elegante, mais rápido e com maior poder de fogo.
Nascido em 1976, é um avançado de grande classe. O extremo original que corre até ao último folego para deixar a bola, na área, à mercê dos outros avançados. Talhado para grandes palcos, é rápido e evoluído tecnicamente, percorre preferencialmente o corredor direito. Muito parecido com Cristiano Ronaldo, embora um pouco mais rápido, faz sprintes de deixar Usain Bolt para trás. Tem uma carreira brilhante pela frente pois os tubarões europeus já o espiam há quase duas décadas.
Nascido em 1973, em Campo Maior, João veio transferido do Elvas para vingar nos Veteranos do Bairro. Avançado centro pode ocupar qualquer posição no ataque. Detentor de um remate portentoso e de uma técnica invejável, a velocidade com que pensa e decide lances é a sua melhor arma. Mestre na técnica é o terror das áreas, espalhando o medo entre os defesas adversários. A intensidade e elegância faz lembrar George Best, “Bêbado, mulherengo e polêmico. Porém, genial”. Um Ponta de lança poderoso!